O que Exu carrega?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. Diz um oríkì que: "Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame".

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Exu é a divindade mais brincalhona, assim como o ser humano. Ele traz essa mistura do que é bom e ruim, pecado e santidade, alegria e tristeza, remédio e veneno", disse Bora.

Não por acaso, o ogó – instrumento de formato fálico e adornado com cabaços e búzios, que representam os testículos – é empregado na representação da entidade. Paralelamente, apesar de ser descrito como brincalhão, Exu também surge como um disciplinador e portador de um grande senso de justiça.

Nosso exu tem que comer sangue, pois o sangue é vida e energia. Quanto mais ele se alimentar com sangue, mais forte ele vai ficar.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

Exercem diversas funções que podem ser resumidas num termo: guardiões. Agentes da luz com força e coragem para enfrentar as trevas (erro, injustiça, ignorância, perseguição, culpa, etc.), combatem o mal e estabilizam o equilíbrio astral.

Não gosta de displicência e de injustiça.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.

Faça uma farofa de mel de abelha bem molhada e cubra esta roupa. Corte uma maçã em quatro partes iguais e coloque em cima desta farofa. Pegue duas penas de galo e finque-as unidas na farofa junto à maçã. Arrie esta magia na beira de um caminho próximo a uma encruzilhada pedindo com fé a Exu Olónan.

Pra Exu, então você pode sim usar a vela branca. e também pode usar a vela vermelha ou a vela preta.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)