Qual foi a primeira oração da Bíblia?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome.

Quando o ser humano começou a orar? Quem fez a primeira oração? A última frase de Gênesis 4 registra que, logo após o nascimento de Enos, começou-se “a invocar o nome do Senhor” (Gn 4.26).

Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores".

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.

Quando um vocábulo, palavra aparece muitas vezes num texto ou livro Bíblico é um sinal que este vocábulo tem importância. Utilizando um dos computadores da Apple/Macintosh, a palavra “oração” ocorre 108 vezes nos livros bíblicos. Outros vocábulos similares: O verbo “orar” ocorre 146 vezes.

O maior exemplo de uma vida de oração
Contudo, em Jesus encontramos o nosso maior exemplo de uma vida de oração. Mesmo sendo o Filho de Deus, nosso Senhor não dispensava a prática da oração. A Carta aos Hebreus destaca o fervor com que Jesus orava ao Pai (Hebreus 5:7).

Todo início de culto ou reunião cristã costuma ter uma oração para iniciar. Mais do que mero formalismo ou ritual, a oração tem o poder de trazer Deus para o ambiente, abrir o coração das pessoas e mudar situações.

A oração sacerdotal é o trecho mais longo de uma oração de Jesus registrada nas escrituras. É uma oração muito profunda e poderosa, proferida por Jesus instantes antes de começar o período do seu ministério conhecido como “Paixão”.

#1 Josué: convicção e fé
Desde pequenos ouvimos a história de Josué, que orou e o sol parou por quase um dia inteiro. Entretanto, apesar de crescermos escutando essa oração tão poderosa, não nos damos conta, efetivamente, da sua dimensão.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer. Quem faz promessas de efeitos e resultados da oração coloca-se no lugar de Deus e coloca Deus como servo que tem que The obedecer, dando-lhe as respostas que as pessoas querem receber.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Qual o Salmo que fala de oração? Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração este é o clamor do Rei Davi feito no Salmos 61:1, mas existem outro versos sobre oração no Salmos como Salmo 66:17, Salmo 145:18, Salmos 54:2, 143:1, Salmos 42:8.