Quais são as fases da linguagem?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.

A aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na construção da mesma e na compreensão de sua organização interna.

Entre 2 e 3 anos: Começar a reconhecer pronomes: o significado de “eu” e “você” começa a fazer sentido e ser reconhecido pela criança. Aumento do vocabulário: o aprendizado de novas palavras é constante. Até completar 3 anos, o repertório da criança deve chegar às 300 ou mais palavras.

Os quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O presente artigo contemplará somente a discussão dos dois primeiros, uma vez que apresentam marcos fundamentais neste período inicial de aquisição da linguagem.

Desenvolvimento léxico. Os bebês entendem as primeiras palavras já aos cinco meses de idade, produzem as primeiras palavras entre 10 e 15 meses, atingem o marco de 50 palavras de vocabulário produtivo por volta dos 18 meses, e o de 100 palavras entre 20 e 21 meses.

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

Durante o primeiro ano de vida, a linguagem dos bebês evolui e passa de um simples exercício articulatório para a emissão das primeiras palavras com significado. Estamos falando do estágio pré-linguístico.

O desenvolvimento da fala depende diretamente dessas interações com os bebês, pois desde que nascem já se comunicam, seja por olhares, gestos, balbuciando ou gargalhando. Cabe aos adultos ajudá-los neste processo de aprendizado.

O estudo da aquisição da linguagem visa a explicar de que modo o ser humano parte de um estado no qual não possui qualquer forma de expressão verbal e, naturalmente, ou seja, sem a necessidade de aprendizagem formal, incorpora a língua de sua comunidade nos primeiros anos de vida, adquirindo um modo de expressão e de ...