Quais são os três principais aspectos da linguagem?

Perguntado por: apires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático.

São aspectos da linguagem: forma, conteúdo e uso. Pois, estes são os elementos que combinados proporcionam a comunicação.

Para entender o desenvolvimento da linguagem, é preciso considerar a sua contribuição na comunicação e na cognição. Pensamento, memória, atenção e comportamento são favorecidos com o desenvolvimento da linguagem. Podemos nos comunicar de várias formas, por gestos, olhar, fala, entre outros.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Quais são os tipos de linguagens?

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais. A linguagem denotativa é caracterizada pela objetividade e clareza e se opõe à linguagem conotativa, plurissignificativa.

Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

Um dos fatores mais importantes para a construção da linguagem deve se à leitura, posto que as pessoas que mantém o hábito da leitura têm muito mais facilidade para se expressarem e claro, para perceber o contexto em que estão inseridas e qual das linguagens devem usar.

Entre 2 e 3 anos: Começar a reconhecer pronomes: o significado de “eu” e “você” começa a fazer sentido e ser reconhecido pela criança. Aumento do vocabulário: o aprendizado de novas palavras é constante. Até completar 3 anos, o repertório da criança deve chegar às 300 ou mais palavras.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.