Qual foi a crise do liberalismo?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.

Isso é simples: superprodução, crise especulativa, desemprego e fome. - Superprodução: com a recuperação de sua economia, os países europeus diminuíram drasticamente a compra de bens produzidos pelos EUA, o que gerou um excedente de produção.

de 1929

A Crise de 1929 foi um abalo no sistema capitalista internacional e marcou a decadência do liberalismo econômico.

Foi causada pela superprodução, falta de regulação da economia, excesso de crédito e pela bolha de especulação. Teve início com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Fez com que milhares de empresas falissem e milhões de trabalhadores ficassem desempregados.

A Crise de 1929 provocou o derretimento da economia norte-americana e o empobrecimento de muitos norte-americanos. Os efeitos do New Deal colocaram em xeque as ideias liberais e reforçaram a presença do Estado na economia.

O liberalismo é uma corrente de pensamento que ganhou espaço na Europa, no século XVIII, e visava a ampliar as liberdades individuais e reduzir o autoritarismo do Estado. O liberalismo é um conjunto de pensamentos que surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII.

O liberalismo econômico e a aplicação prática dessa doutrina foram alvo de muitas críticas, principalmente nas primeiras décadas do século XX, quando ela entrou em declínio devido a uma das maiores crises vivenciadas até então pelo sistema capitalista, que foi a Crise de 1929, conhecida também como Grande Depressão.

A crise econômica brasileira de 2014, também conhecida como a recessão de 2015/2016 crise político-econômica ou a grande recessão brasileira, teve início em 2014, embora só fosse claramente percebida nos anos seguintes. O produto interno bruto (PIB) do país caiu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016.

Tipicamente, o liberalismo favorece também o direito à discordância dos credos ortodoxos e das autoridades estabelecidas em termos políticos ou religiosos. Neste aspecto é o oposto do conservadorismo, e vai contra o absolutismo.

A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas.