Qual era a idade de Maria quando se casou com José?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Teria se casado com 14 ou 15 anos. Nos Evangelhos, a profissão de José é citada como "carpinteiro", mas o termo grego que designa a profissão está mais próximo de "construtor", aquele que trabalhava com madeira, pedra ou ferro.

Cerca de 15 anos apenas, ou menos.

"Mas alguns estudiosos apontam que ela teria morrido por volta do ano 40, com cerca de 58 anos."

Legenda do áudio, Como nasceu o dogma da virgindade de Maria, mãe de Jesus? Em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal, um anjo teria aparecido para Maria, então uma jovem prometida em casamento, e anunciado que ela seria mãe do filho de Deus.

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade. No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Um dos aspectos mais curiosos desse texto é que, nele, a morte de José é descrita — quando ele tinha impressionantes 111 anos. "E o texto ressalta que ele tinha uma ótima saúde, com todos os dentes intactos e tendo trabalhado até seu último dia de vida, o que mostra certo vigor apesar da idade avançada", pontua Maerki.

O chamado de Maria
Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27). Embora não saibamos a idade de Maria na época, na antiguidade era possível que os contratos de casamento fossem arranjados antes mesmo da puberdade.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.

Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”. Flávio Josefo também fala da condenação de Cristo à cruz por Pilatos, mas a autenticidade da passagem, conhecida como Testimonium Flavianum, foi questionada por numerosos eruditos.

Nunca manteve uma relação sexual com sua noiva, porque prometeu se manter casto até o casamento.

Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

Zacarias não acreditou no anjo, pois ele e Isabel eram velhos demais para ter um bebê. Gabriel disse que, por não ter acreditado no que Deus havia prometido, Zacarias ficaria mudo até que João nascesse.