Por que dizemos que Maria é a Mãe de Deus?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.

Sua citação de “a virgem” é da tradução grega do século II a.C. de Isaías, que foi usada pelos primeiros cristãos e é usada na versão do rei Jaime de Isaías 7:14. Na edição de 1830 do Livro de Mórmon, 1 Néfi 11:18 também descreve Maria como “a mãe de Deus”.

Maria (mãe de Jesus), também conhecida por Nossa Senhora, Maria Santíssima e Virgem Maria, foi a mãe de Jesus Cristo – líder religioso e principal personagem do Cristianismo.

Pela tradição bíblica, ela foi chamada para ser mãe do filho de Deus e essa concepção ocorreu de maneira virginal", completa o professor. "Tanto católicos quanto protestantes não discordam disso." Para o teólogo, o que ocorreu foi que a devoção a Maria foi galgando novos patamares com o passar do tempo.

Maria nos aponta a direção das virtudes evangélicas (Lc 1,26-38) Maria é a serva do Senhor. Hoje, celebramos Nossa Senhora Rainha coroada como rainha do Céu e da Terra.

É Maria, a serva do Senhor! Deus é aquele que exalta os humilhados e humilha aqueles que se exaltam. Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Maria era judia, frequentava a sinagoga. A ideia de uma Maria cristã, de uma cristandade em torno de Maria é um produto da Idade Média", salienta. "Algo importante na tradição judaica é o papel da mãe, de importância ímpar.

Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos. Ser uma filha de Deus também significa que nasceram de novo, passando de um “estado carnal e decaído para um estado de retidão”.

Ela é a primeira “cristã”, o “modelo dos cristãos”. Maria, pois, é aquela que acolhe a Palavra de Deus. Trata-se da cena da “Anunciação”, a qual, mais propriamente, deveríamos chamar de “vocação de Maria”. Ressalta-se que, em toda a Bíblia, Maria é a única que recebe o título de “cheia de graça”.

Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso. É provável que Jesus, embora existissem outros motivos, não quisesse chamar Maria de mãe para o povo não a considerar a mãe de Deus nem a idolatrar.