Qual é o versículo da Bíblia que diz Honra teu Pai e tua mãe?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 20 votos

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.) Nesta manhã quero falar-vos sobre honrar os pais e os idosos.

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

Os Pais nos deram a vida, se estamos aqui, eu escrevendo e você lendo, é graças a eles, por isso temos que ser agradecidos. Se você tem filhos, você sabe que muitas vezes abdicou de fazer coisas que queria ou deixou de comprar algo que estava afim para dar o melhor para eles.

Deixe com humildade as dores deles com eles. Faça esse afastamento sem arrogância, sem julgamento, sem raiva... sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso!

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será morto. Cada um de vós respeitará sua mãe e seu pai.

Dos Dez Mandamentos, o primeiro que vem com uma promessa de bênção é o mandamento de honrar o pai e a mãe. Deus abençoa quem honra os pais com uma vida longa e boa. Quando você honra seus pais, você honra a Deus, o pai de todos! Honrar significa mostrar respeito e apreço pelos pais.

“Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te dá.” “Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

No âmbito religioso, a honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar uma divindade ou um santo. Exemplo: "Celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus".

Honrar vai muito além de obedecer. Quando observamos o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, vemos que honrar é dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar, lisonjear, considerar e reconhecer a retidão. Dessa forma, a ordem de Deus para os filhos é bem mais ampla do que simplesmente obedecer.