Por que Deus criou os Dez Mandamentos?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 15 votos

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra.

O Catecismo da Igreja Católica afirma que: os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. Assim, os dez mandamentos são normas que visam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, “indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado” (n. 2057).

A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24). Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos.

Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.

Os Mandamentos eram de extrema importância para a organização do povo israelita em uma nação, pois Israel era uma teocracia, ou seja, Deus era seu rei. Assim, o Decálogo pode ser comparado a uma legislação criminal em um país contemporâneo.

Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos. Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias.

Os Dez Mandamentos são um conjunto de regras e princípios dados por Deus ao povo judeu que foram escritos em tábuas de pedra. Segundo a tradição judaica, eles foram entregues a Moisés no Monte Sinai após a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito.

Em resumo, os dez mandamentos orientam os fiéis a não adorar outros deuses, honrar os pais e guardar dias sagrados. Bem como proíbem idolatria, ofensa, assassinato, adultério, roubo, desonestidade e cobiça.

Paulo enfatizou a importância da “observância dos mandamentos de Deus” (1 Coríntios 7:19) “debaixo da lei de Cristo” (1 Coríntios 9:21) para receber a bênção de salvação por meio do evangelho.

As leis foram criadas para organizar a sociedade e por consequência a civilização, estabelecendo o que cada indivíduo poderia ou não fazer. Eram as leis que determinavam o que era certo e o que era errado.

Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.