O que aconteceu com Canaã?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.

Seguindo a tradição de proferir bênçãos ou maldições aos filhos e descendentes, Noé, irritado com a afronta, amaldiçoou a geração de seu filho a ser serva de seus irmãos. O castigo de Canaan, filho de Cam, foi carregar a marca de um delito que ele não cometeu. Esse tom de denúncia é marcante.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Eles são os ancestrais da população atual do Líbano. Mais de 90% da ascendência genética dos libaneses atuais vem dos cananeus fenícios.

Cam é amaldiçoado após desrespeitar e humilhar Noé - A Bíblia.

Josué

Josué faz divisão de terras de Canaã entre as tribos após ordem de Deus.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia).

Mesmo pelo “caminho do deserto”, Israel poderia ter chegado a Canaã em dois anos. Contudo, suas jornadas do Egito a Canaã levaram quarenta anos!

O propósito por trás do nome
Canaã é o nome da Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo escolhido. Em Êxodo 33:1, Deus ordena a Moisés para sair do lugar onde estava e conduzir o povo em direção à terra que havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó.

Monarquia. Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica. Essa monarquia surgiu por meio de Samuel, o último juiz hebreu, que, no final do século XI a.C., decidiu coroar Saul como rei.

Terra Prometida
A escolha do nome é resultado da grande quantidade de evangélicos que moravam na cidade. O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”.

Noé, segundo o Antigo Testamento, foi o primeiro filho de Lamec e neto de Matusalém. Quando Noé completou quinhentos anos gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5,25-32). Noé pertencia a nona geração depois de Adão.

Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

  • Cuxe
  • Canaã
  • Mizraim
  • Pute