Porque o povo de Israel não entraram na terra prometida?

Perguntado por: edias . Última atualização: 21 de agosto de 2023
3.9 / 5 16 votos

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

No início da conquista da Terra Prometida, os muros de Jericó foram derrubados, para que o povo tivesse a certeza da presença e do poder de Deus. Bem-vindos ao reino! Aquilo, porém, jamais se repetiu. Os israelitas tiveram que conquistar as outras cidades por meio da luta corpo a corpo, mas sempre com ajuda divina.”

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Samuel se entristece ao perceber que o povo de Israel exigiu um rei na tentativa de substituir Deus. Em um longo discurso, o profeta repreende a desobediência da nação e clama ao Senhor para confirmar as suas palavras. Então, uma forte tempestade se forma no céu.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Josué

Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses. Ele os encorajou a se apegarem ao Senhor.

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué. Encontramos a resposta no texto bíblico do livro dos números 32,11-12.

- Num 13,4-16;14,26-30. Concluindo: Toda a geração de vinte anos para baixo que saiu do Egito e os que nasceram no deserto, entraram na terra prometida. Já os de vinte anos para cima, todos os homens de guerra, pereceram no deserto por causa da desobediência.

Moisés promete para Jetro que cuidará bem de Zípora. Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo. Zípora e os filhos recebem toda atenção de Joana a e Nabor. Jetro, acompanhado das filhas, se surpreende ao reencontrar Betânia.

Josué liderou em Canaã durante 25 anos, quando então morre. Inicia-se para o povo de Deus um período de anarquia, de cisão e guerra entre as tribos de Israel e entre os próprios irmãos de sangue. Israel sem uma unidade coesa e mesmos sentimentos passa a ser vulnerável e invadida pelos povos vizinhos.

Primeiro pecado. — Adão e Eva no Paraíso Terrestre cometeram uma gravíssima desobediência. Era-lhes permitido comerem de todos os frutos existentes naquele jardim de delícias, exceto o fruto de uma só arvore.

Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores. Se o pecado e idolatria, foi maior que todos os outros porque é acrescentado na avaliação de seus reinados de que imitaram em tudo a conduta de Jeroboão filho de Nabat (cf.