O que é um cabelo em transição?

Perguntado por: amartins2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

O nome pode até parecer meio complicado, mas o significado, na verdade, é o mais simples possível: a transição capilar é aquele período em que você fica sem realizar nenhum tipo de procedimento químico em seu cabelo para que ele tenha a oportunidade de crescer em seu formato natural.

Se você não conseguia deixar o seu cabelo solto sem lotar de creme, não conseguia deixar ele volumoso e está num processo de aceitação do seu cabelo natural, você está em transição capilar; – Se você fazia chapinha/babyliss todos os dias (ou com grande frequência), você está em transição capilar.

O que é transição capilar
Como já comentamos acima, a transição capilar é o processo de abandono de químicas de alisamento e relaxamento, com o objetivo de retornar ao cabelo com a sua curvatura natural. Ela começa no dia da última aplicação de química até o dia do corte de todas as pontas alisadas.

Fios fragilizados
Pelas duas texturas presentes e maior porosidade e sensibilidade dos cabelos na região da raiz, na transição capilar os fios costumam ser mais fragilizados que os demais, apresentando ressecamento e quebra.

dois anos

Uma transição capilar tem duração média de dois anos, podendo ser mais ou menos dependendo do tipo de cacho, quantidade de química aplicada sobre ele e outros fatores. Os fios tendem a se desenvolver na faixa de 1 a 1,5 cm por mês.

Para muitas mulheres, a pior fase da transição capilar é quando a raiz está bastante crescida contrastando com a parte alisada das pontas. Ter que voltar a lidar com o fator encolhimento, que é o quanto o seu fio “encolhe” para formar os cachos, também pode ser angustiante no começo.

Correr para a chapinha, secador ou até baby liss é um dos grandes erros da transição capilar e irá atrapalhar seu processo de transição. Como esses equipamentos transmitem calor, podem ressecar o cabelo e deixá-lo ainda pior para a próxima lavagem.

Características do cabelo em transição
O cabelo em transição também fica fragilizado. Pois mesmo os fios naturais ainda nascem com resquícios das químicas utilizadas antes, juntamente com o comprimento e pontas que já estão danificadas dos processos químicos.

Big chop. O big chop, sem dúvidas, é o corte mais importante e indicado que as onduladas, cacheadas e crespas podem realizar durante a transição capilar.

Sim, é possível passar pela transição capilar sem precisar fazer a versão curtinha do big chop! Só que será preciso um pouquinho mais de paciência, viu? É que você vai precisar esperar os seus cachos crescerem até um comprimento "confortável" para você decidir cortar a parte lisa, que não vai cachear mais.

O permanente afro resulta em cachos perfeitos e soltos. Uma boa opção para quem tem um afro com fator encolhimento alto ou para quem está em transição capilar.

Confira alguns truques certeiros para lidar com os cabelos em transição da melhor maneira.

  1. Troque de shampoo e condicionador. ...
  2. Modele os cachos. ...
  3. Aumente o arsenal de beleza. ...
  4. Varie o penteado. ...
  5. Apare as pontas com mais frequência. ...
  6. Hidrate. ...
  7. Faça fitagem. ...
  8. De vez em quando, lave sem shampoo.

Saiba como fazer: para fazer qualquer uma das duas, o segredo é dividir o cabelo em várias seções, aplicar creme de pentear em cada uma e, depois, fazer o coque ou a trancinha em mechas bem finas. No final, é só esperar as madeixas estarem completamente secas para soltar as pontas e desfilar com os cachos por aí.

Dicas para diminuir o efeito da química:

  1. Hidratação. A hidratação é um dos passos essenciais para quem quer diminuir os efeitos da química no cabelo. ...
  2. Parar de usar secador e chapinha. ...
  3. Protetores térmicos e finalizadores. ...
  4. Umectação. ...
  5. Texturização. ...
  6. Técnica do shampoo.

A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos. Vale ressaltar também a importância dos cuidados com os cabelinhos desde o nascimento.

dois anos

Cerca de dois anos. Apesar do tempo de transição capilar variar de acordo com cada pessoa, em geral, o processo dura dois anos — isso porque nosso cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês e, apesar de alguns estimularem o crescimento saudável, eles não esticarão mais do que isso.