Qual é o tipo de vegetação do Pantanal?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A flora do Pantanal é constituída por plantas migradas do Cerrado, da Amazônia (por exemplo, camalote-da-meia-noite e vitória-régia), do Chaco e da Mata Atlântica, ocorrendo raras espécies exclusivas (endêmicas) do Pantanal.

O bioma possui rica biodiversidade de flora, são mais de 2000 mil espécies de plantas, catalogadas pela Embrapa - Brasil, com presença de arbustos, árvores e plantas aquáticas, e floresta densa e fechada. Há destaque para as espécies camalote-da-meia-noite e vitória-régia.

A principal característica do Pantanal é ser uma enorme planície alagada, localizada bem no centro da América do Sul. A maior parte da sua extensão está localizada no Brasil, ocupando cerca de 2% do território brasileiro, no entanto, há partes do Pantanal no Paraguai e na Bolívia.

O Pantanal é um bioma muito próximo da Amazônia e do Cerrado, por isso ele apresenta uma paisagem bastante diversificada, com características também desses outros biomas. Assim, a vegetação pode ter árvores de médio e grande porte, como as amazônicas, ou tortuosas e baixas, como no Cerrado.

O bioma é muito importante para o ecossistema visto que tem a função de filtrar água, controlar vazões, regular cheias e fazer com que fluxos de água cheguem controlados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e também na Bolívia, Paraguai e Argentina.

Clima e Vegetação do Pantanal
O clima do Pantanal é predominantemente Tropical Continental marcado pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. Dessa maneira, na época das chuvas, ou seja, no verão, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra.

A vegetação principal do Cerrado é a do cerrado sensu lato, que cobre cerca de 85% da área total. O restante da província do Cerrado é ocupado pelos outros tipos de vegetação e também por corpos d'água.

As principais classes de solos que ocorrem no Pantanal são: Planossolos, Vertissolos, Espodossolos, Plintossolos, Gleissolos, Neossolos, Latossolos, Alissolos, Argilossolos, Luvissolos e Nitossolos.

A planície é o tipo de relevo predominante no Pantanal. Quando a planície está alagada, no meio das águas podem ser vistas elevações arenosas, com até seis metros de altura. Estas elevações são conhecidas como cordilheiras. Cercando a planície existem alguns terrenos mais altos, como chapadas, serras e maciços.

Na biogeografia, o Pantanal, entendido como bioma, ele é constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, na época da cheia, até 80% da planície pantaneira fica inundada.