Quais são os reinos dos animais?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Os cinco reinos propostos por Whittaker são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Animalia e Reino Plantae.

Costuma-se dividir o Reino Animal em dois grandes grupos principais: os vertebrados e os invertebrados. Esse primeiro grupo, apesar de ser o mais conhecido, representa apenas 5% de todas as espécies de animais existentes. Os invertebrados, por sua vez, agrupam o maior número de espécies, com cerca de 95%.

Os reinos do mundo vivo mais aceitos na atualidade são o Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas.

O reino Animalia, ou reino animal, agrupa espécies como os seres humanos, esponjas, águas-vivas, estrelas-do-mar, cavalos, cachorros e tantas outras. Esse reino engloba cerca de 1,3 milhão de espécies conhecidas, mas pesquisadores acreditam que esse número seja muito maior, podendo variar entre 10 a 20 milhões.

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital. Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

Quais são os Reinos dos seres vivos e sua ordem de Complexidade?

  • Reino Monera:bactérias e semelhantes.
  • Reino Protista: protozoários.
  • Reino Fungi: fungos.
  • Reino Plantae ou Vegetal: todos os tipos de plantas.
  • Reino Animal: animais aquáticos, voadores ou terrestres.

Alguns dos 8 reinos mudaram e a nova classificação ficou como Eubacteria, Archaebacteria, Archezoa, Protozoa, Chromista, Plantae, Fungi e Animalia.

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).

O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.

Acredita-se que este grupo tenha surgido a partir de colônias de protistas flagelados, semelhantes aos coanócitos, encontrados nas esponjas. Estes indivíduos, cuja maioria tem estrutura corporal simétrica, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, sendo a primeira a mais comum.

Os anfíbios são os animais popularmente conhecidos como sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões, cobras-cegas e cecílias.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Os animais vivíparos são aqueles cujos filhotes apresentam desenvolvimento embrionário no interior do corpo da mãe, recebendo os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento diretamente do corpo materno.

Características do reino animal
As organelas celulares podem ser membranosas e os processos metabólicos são mais complexos, em comparação com os protistas. Além disso, todas as espécies animais são multicelulares, ou seja, possuem mais de uma célula, geralmente várias, até mesmo milhares.

Características dos artrópodes:
é o maior filo do reino animal; possuem os três tecidos verdadeiros, constituídos em sua formação (a ectoderme, a esoderme e a endoderme);