Qual é o tipo de cabelo mais raro?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Dentre as cores de cabelos mais raras do mundo está o loiro natural. Somente 2% da população mundial conta com essa coloração, que pode ter tido origem na Escandinávia, no norte da Europa. Conforme especialistas, a variação de tons loiros se deve à quantidade de eumelanina e feomelanina.

O cabelo liso tipo 1a é o tipo de cabelo mais raro, quando falamos de cacheados, e é comum entre mulheres de ascendência asiática. Por serem óleos naturais tão retos e finos, quando viajam até as pontas, os veem muito brilhantes e sedosos.

O cabelo do tipo 1a é absolutamente liso e o tipo de cabelo mais raro. É um cabelo muito liso e fino, sem sinais de ondas ou cachos. Por ser tão suave e fino, quando os óleos naturais viajam para as pontas, eles parecem cabelos mais gordurosos.

O vermelho é a cor de cabelo mais rara do mundo. Apenas 1% de toda a população mundial tem essa tonalidade específica.

Há, porém, uma categoria que fica de fora: é o cabelo crespo tipo 5. Essa curvatura é considerada bastante rara no Brasil, já que apenas 2% das mulheres têm o fio tipo 5. Além disso, não é raro que ela seja confundida com a curvatura 4c, que é considerada a mais crespa da tabela.

Cabelo preto natural existe, mas é muito raro! Na maioria das vezes, madeixas bem escuras são, na verdade, castanhas. Pessoas de origem asiática, indígena e africana costumam ser as donas dos fios negros de verdade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados.

No entanto, um dos mais recentes estudos realizados no Brasil pela Kantar, multinacional de painéis de consumo, apontou que 31% das mulheres dizem ter cabelo liso, 28% levemente liso, 16% ondulado, 10% encaracolado e 4% crespo.

O cabelo castanho é considerado a cor de cabelo mais atraente para os homens. De acordo com um estudo do Badoo, cerca de 60% dos homens dizem que acham as morenas mais atraentes. Com 33,1% preferindo cabelos castanhos, 28,6% gostando de cabelos pretos, 29,5% escolhendo loiras e 8,8% preferindo ruivas.

Os ruivos naturais representam 1 a 2 % da população mundial, ou seja, tipo de pele rara, com algumas particularidades e que encanta.

Os cabelos castanhos são uma das tonalidades mais comuns dos cabelos brasileiros, esse tom de cabelo consegue ser clássico e moderno ao mesmo tempo por permitir variações no seu visual.

cabelo castanho

O cabelo castanho é considerado a cor de cabelo mais atraente para os homens. De acordo com um estudo do Badoo, cerca de 60% dos homens dizem que acham as morenas mais atraentes. Com 33,1% preferindo cabelos castanhos, 28,6% gostando de cabelos pretos, 29,5% escolhendo loiras e 8,8% preferindo ruivas.

Embora muitos achem os olhos azuis mais atraentes ou incomuns, esse é a segunda cor mais encontrada nos humanos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a cor mais rara encontrada, no geral, é o verde, que aparece apenas em 2% dos olhos da população mundial.

A expressão “cabelo ruim” é um termo pejorativo utilizado para diminuir a beleza e respeito de pessoas com cabelos crespos ou cacheados. Essas pessoas normalmente são negras ou pardas, assim, é uma expressão extremamente racista e por isso deve ser abandonada.

1 - O amarelo indiano.

Os cabelos pretos são a coloração natural mais comum. É predominante em indivíduos de descendência não europeia, mas ocorre em populações de todas as etnias. Os fios apresentam altos teores de eumelanina e é menos denso que outras cores.