Qual é o tamanho de 1 kilo de gordura corporal?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para fazer uma comparação simples, o educador físico André Trombini, da academia Bodytech, em São Paulo, diz que se perdemos 1 kg de músculo, equivale a um dedo, quase não dá para notar. Já 1 kg de gordura, é a palma da sua mão. Ou seja, muito mais perceptível.

Um quilo de gordura humana tem cerca de 7,700 calorias. O tecido gordo não representa só gordura, está constituído por 85 % de lípidos, o que significa que 1 quilo de gordura corporal equivale a 850 gramas de gordura pura, equivalentes, em termos de energia, a 7,700 kcal.

Dessa maneira, é importante ressaltar que um quilo de gordura pesa exatamente como um quilo de massa muscular, mas a diferença está no volume.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Como um litro de gordura equivale a quase um quilo, ela ficará com 60,8 quilos. Assim, chegará quase ao seu peso ideal. Com um pouquinho mais de esforço, seu objetivo será atingido. No entanto, para uma pessoa que está muito acima de seu peso corporal, essa quantidade quase não faz diferença.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda.

No entanto, os bons hábitos, a frequência e o compromisso com os exercícios e a alimentação os superam, de acordo com o personal. Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

Aprenda a identificar se está ganhando gordura ou músculo
Você também pode identificar se perdeu gordura por meio das roupas, aparência da sua pele e do seu corpo. 1kg de gordura possui um volume maior do que 1kg de massa magra, logo, mesmo que a balança continue com o mesmo valor, sua circunferência vai estar menor.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Considerando que o peso gordo refere-se ao peso total da gordura corporal, e o peso magro compreende os demais tecidos isentos de gordura.

A porcentagem de gordura corporal ideal para deixar os músculos da barriga aparentes é de 14 a 19% para mulheres e de 6 a 13% para homens.

8 dicas para acelerar o metabolismo

  1. Pratique exercícios físicos de alta intensidade. A resposta para o metabolismo funcionar com mais eficiência pode estar na intensidade do exercício físico que você pratica! ...
  2. Tome chá verde. ...
  3. Coma proteínas em todas as refeições. ...
  4. Beba água. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Coma fibras. ...
  7. Aumente o NEAT. ...
  8. Pratique jejum.

Com uma retirada máxima de gordura localizada correspondente a 7% do peso corporal, quem se submete à LIPOASPIRAÇÃO acaba por emagrecer alguns quilinhos. A média são de 3kg a 5kg, mas há casos em que se perde menos e outros que podem chegar a quase 10kg de perda no pós-operatório.