Quanto tempo posso deixar o creme com queratina no cabelo?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Borrife a queratina líquida (Proteína Vegetal Líquida) no comprimento e pontas. Deixe agir por 5 minutos; Em seguida, aplique a máscara de hidratação no cabelo; Deixe agir por mais 10 minutos.

A queratina não deve ser usada diariamente. Isso porque o excesso de queratina pode deixar os fios com aspecto endurecidos, sem flexibilidade e até quebradiços.

A hair designer ressalta que o ideal é usar a queratina, ou linhas de tratamento que contenham queratina, logo após os procedimentos químicos (ou alisamentos). Depois, utilizá-la a cada 20 dias para manter a densidade capilar na medida certa.

A queratina em creme pode ser usada para o tratamento do cronograma capilar ou como leave-in na finalização dos fios.

Pode dormir com queratina no cabelo. Mito.

Fique atenta: o uso excessivo de queratina líquida é perigoso. Como é um produto muito potente, ele pode deixar os fios enrijecidos, portanto, o recomendado é uma vez por semana para fios muito danificados, a cada 15 dias para os ressecados e uma vez por mês ou mais espaçado para cabelos saudáveis.

A aplicação sem controle pode deixar os cabelos endurecidos, sem brilho e sem movimento. Isso acontece porque a queratina faz parte da composição natural da fibra capilar e precisa ser reposta após processos químicos agressivos que causam perda dessa porção interna.

Uso da chapinha na cauterização
Outra ferramenta importantíssima é a chapinha. É ela a responsável por selar as cutículas do cabelo, fazendo com os fios fiquem impregnados de queratina e consigam recuperar a sua saúde e beleza.

Se você já tem um creme para hidratação favorito, a adição de queratina pode deixá-la ainda mais poderosa. “Uma forma eficaz de utilizá-la é com duas colheres (sopa) de máscara com uma ampola de queratina e algumas gotas de óleo de argan”, ensina Rafael.

A escolha do tipo de queratina vai depender da situação em que o cabelo se encontra. O tratamento em gel é para cabelos que já estão com problemas extremos, logo necessitam de um método mais intensivo. Já a queratina líquida é apenas para reparar pequenos danos, por isso o processo é mais rápido.

Uso da queratina nos cabelos exige intervalo de 15 dias
Ao contrário do que acontece com os produtos de hidratação e nutrição, a aplicação em excesso dos cremes que contam com queratina na fórmula pode acabar deixando os fios enrijecidos, sem brilho e sem movimento.

Por isso, o ideal é incluir a recarga de queratina em um cronograma capilar, na etapa de reconstrução. O mais comum é que o procedimento seja feito com pelo menos 15 dias de intervalo entre uma aplicação e outra, uma vez que o excesso de queratina pode deixar o cabelo pesado e com os fios rígidos.