Qual é o sufixo de felicidade?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Resposta. Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. Estar feliz.

b) contudo, a verdade é que a relação de felicidade com feliz não dispensa os dados históricos: a palavra evoluiu da forma latina felicitate, esta, sim, derivada de felic-, radical de felix, felicis.

Felic

Procedendo do mesmo modo para as palavras acima, teremos: Felic-idade e in-feliz-mente. Os radicais são, pois, felic e feliz.

Na palavra infelicidade, a sua formação é o seguinte: -in ( prefixo) + feliz (radical) + i (vogal de ligação) + cidade ( sufixo nominal).

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Os sufixos –ible/-able são utilizados para formarem adjetivos que signifiquem “possível, capaz de algo, apropriado”. Por um exemplo, se tomarmos a palavra “accept” (aceitar) e adicionarmos “able”, teremos “acceptable” (aceitável). Ou seja, “[possível, capaz de, apropriado] de ser aceito”.

Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...