Qual é o sinônimo de melancolia?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

1 tristeza, abatimento, prostração, desânimo, depressão, esmorecimento, soturnidade, taciturnidade, desinteresse, desprazer, enfado, fastio, tédio, aborrecimento, infelicidade, descontentamento, desalento, desolação, languidez, insatisfação, sofrimento, misantropia, pesar, saudade, nostalgia, banzo, marasmo, negrume, ...

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém. A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.

A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio. O melancólico não se revolta, não se agita externamente, não lida com crises e surtos.

Frases com a palavra melancolia
Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces. A melancolia é a felicidade de se ser triste.

A melancolia é um termo advindo do grego Melan (Negro) e Cholis (Bílis), isto é, melancholia, significando, portanto, bile negra. Ela é classificada por Hipócrates a partir de um conjunto de sintomas: “aversão à comida, falta de ânimo, insônia, irritabilidade e inquietação” (CORDÁS, 2002, p.

O termo “melancolia” tem sido empregado, nas atuais classificações (DSM IV), designando o subtipo anteriormente chamado de “endógeno”, “vital”, “biológico”, “somático” ou “endogenomorfo” de depressão.

A melancolia é um sentimento que provoca apatia, tristeza e falta de expectativas no dia a dia. Trata-se de um transtorno de humor que afeta os planos, a produtividade, o humor e os relacionamentos interpessoais de uma pessoa.

As pessoas com temperamento melancólico são profundas, sensíveis, nostálgicas e muito detalhistas. Costumam ser aquelas pessoas que preferem ficar caladas no seu canto, com dificuldade para demonstrar os seus sentimentos, desconfiados, mas muito leais e dedicados às pessoas que amam.

O melancólico é muito sensível, retraído, pessimista e procura o isolamento e a solidão. É também suscetível, rancoroso e difícil de se reconciliar; tende a ser inseguro e muito vulnerável, lento no trabalho, indeciso e introvertido. Tende a ser muito criativo e perfeccionista.

Temperamento melancólico – Pontos positivos: talentoso, analítico, esteta, habilidoso, autodisciplinado, disposto a sacrificar-se e sensível. Pontos negativos: desconfiado, suscetível, vingativo, mal-humorado, crítico, teórico, não social e pessimista (fonte: Crescimento Pessoal & Motivação, 2006).

Para Freud a depressão está vinculada a um afeto, sintoma ou estado que envolve tristeza, desgosto, inibição e angústia. Já a melancolia está associada a um estado inconsciente de impossibilidade de elaboração do luto, uma neurose narcísica.

Saudosismo

Significado de Nostalgia, Saudosismo e Saudade.

Assim, o livro começa resgatando tempos bíblicos e mitológicos em que a loucura e a melancolia (designação antiga de depressão) estavam ligadas às superstições: ser louco e melancólico era visto uma punição divina.

A depressão melancólica é caracterizada pela perda do prazer por quase todas as atividades, além de ausência de resposta a estímulos agradáveis. A pessoa perde a capacidade de sentir prazer com as coisas boas e até mesmo aquelas que gostava de fazer antes do surgimento do transtorno.