Qual é o símbolo do socialismo?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

foice

A foice e o martelo é um dos símbolos mais utilizados para representar os movimentos socialista e comunista, disseminados principalmente por personalidades como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.

Foice e martelo (Unicode: "") são símbolos que representam a classe trabalhadora — o trabalho agrícola e o trabalho industrial, respectivamente. Entretanto, o emblema é mais conhecido por ter sido incorporado à bandeira vermelha da União Soviética, bem como a cada uma de suas repúblicas constituintes.

Foice e martelo
O Martelo representa a classe operária industrial, enquanto a foice representa os trabalhadores agrícolas; juntos, a foice e o martelo representam a união desses dois grupos, e portanto o próprio ideal comunista.

Seus cinco raios simbolizam a união dos cinco continentes do mundo na luta pela liberdade. A estrela vermelha de cinco pontas também era um sinal de Marte, o antigo deus romano da guerra. Assim, a forma simbolizava a proteção do trabalho pacífico dos proletários e camponeses.

A Bandeira Vermelha é um emblema socialista e comunista associado particularmente com a esquerda revolucionária.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

A origem da rosa como símbolo do socialismo está relacionada à sua associação com a cor vermelha. Desde pelo menos 1848, o vermelho foi associado ao socialismo. Após a Revolução Francesa de 1848, os socialistas pressionaram para que a bandeira vermelha da revolução fosse designada como bandeira nacional.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

O emblema da foice e do martelo como símbolo da ideologia comunista foi amplamente utilizado nos brasões e bandeiras da União das Repúblicas Socialistas ... A cor vermelha, por sua vez, é uma referência do Comunismo e está ligada ao sangue derramado na Revolução Russa.

O grande símbolo, por assim dizer, do sistema capitalista a partir de sua constituição financeira é a bolsa de valores, pois é nela que os principais capitais, bem como as ações e títulos, são negociados.

A imagem da foice, do martelo e da estrela foi usada na bandeira da antiga União Soviética. Mas origem da foice e do martelo como símbolos do movimento operário remonta a outra revolução.

A queda do Muro de Berlim foi o marco visível que simbolizou o fim dos regimes socialistas no Leste europeu.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Karl Marx

Karl Marx e Friedrich Engels, responsáveis por estruturar o socialismo científico. O socialismo é uma ideologia política e econômica que estabelece críticas ao modelo de sociedade capitalista bem como meios para a sua superação.