Qual é o significado de um gato preto?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar. No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.

E, apesar de não ser algo exatamente concreto, acredita-se que o gato preto tenha um significado que recorre à proteção e purificação do ambiente. Ou seja, é um outro sinal de que ter um bichano assim é pura sorte, já que eles ajudam a limpar as energias negativas do local e a proteger sua família.

É sinal de sorte
Apesar de alguns brasileiros acharem que gato preto dá azar, nem todos os países pensam da mesma forma. Na verdade, pessoas de alguns lugares da Ásia, Inglaterra, Grã-Bretanha e Irlanda torcem para encontrar o pet na rua.

Basicamente, gatos pretos alertam para má sorte ao cruzar seu caminho e agir de forma agressiva em sua direção. Eles podem sibilar, rosnar e depois fugir. Isso é visto como um sinal de má sorte. Mas, além de um aviso, podemos considerar a mensagem que os gatos pretos nos passam para nossa própria vida espiritual.

Este pigmento também contribui para dar a alguns gatos belos olhos cor de âmbar. Em algumas partes do mundo, gatos pretos são símbolo de boa sorte. O folclore alemão diz que se um gato preto cruzar o seu caminho, passando da esquerda para a direita, coisas boas estão no horizonte para você.

Quando um gato aparece na sua vida
Seguindo as teorias esotéricas, o aparecimento de um felino na sua vida pode representar que você está vivendo um momento no qual necessita conforto e segurança. Essa é a função dele quando um gato aparece na sua vida.

Gato rajado: significado está associado à sorte, otimismo e energia positiva. Gato cinza: significado está associado à estabilidade, paz e tranquilidade. Gato laranja: significado está associado à prosperidade, criatividade e autoestima.

Flores. Os gatos adoram flores, especialmente as rosas, as margaridas e os lírios. Porém, você deve saber que eles podem cheirá-las, mas não comê-las. Algumas flores são tóxicas e, se ingeridas, podem causar muitos problemas de saúde, ou inclusive matá-los, em muitos casos.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

Os gatos escolhem seus tutores
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.

O gato preto é considerado mais introspectivo, tímido e tranquilo. Calmo e carinhoso, costuma dormir por longos períodos e gosta de alguns minutos de carinho. Ainda que não seja tão apegado, ele sabe demonstrar seu amor, mesmo que seja deitando ao lado do tutor, fazendo companhia em atividades diárias.

Publicação de PombaGira Cigana
A Padilha tem um gato preto que não é de brincadeira.