Qual é o principal rio da Itália?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Rio Pó

Rio da Itália, nasce no monte Viso, nos Alpes Cotianos, e desagua no mar Adriático, a sul da cidade de Chioggia. Com uma extensão de 652 quilómetros, é o maior rio italiano. É alimentado principalmente pelos afluentes Ticino, Ada e Míncio, que vêm dos Alpes e dos lagos alpinos.

rio Pó

O rio Pó [pɔ] (em latim: Padus) percorre uma extensão de 652 km de oeste para leste, ao longo do norte da Itália (Piemonte, Lombardia e Vêneto), até desaguar no mar Adriático, cerca de 50 km a sul de Veneza.

O Tibre (em italiano: Tevere; em latim: Tiberis) é um rio no território italiano, com nascente na Emília-Romanha.

Até chegar às colinas de Roma, o Tibre atravessa três regiões. Ele tem 400 quilômetros de extensão e é um dos rios míticos da humanidade. No pequeno trecho do Tibre que é navegável, um breve cruzeiro encontra uma vizinhança alegre e robusta, mas não completamente livre; o território Vaticano sempre deu ordens por lá.

Rio Adige

Banhada pelo Rio Adige, Verona tem um centro antigo bem preservado.

7 rios mais importantes do mundo

  • 1 – Rio Amazonas. O Rio Amazonas é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Nilo. ...
  • 2 – Nilo. O Rio Nilo é o mais longo do planeta, estendendo-se por 6.650 km. ...
  • 3 – Rio Yangtze. Esse é um dos rios mais famosos do mundo. ...
  • 4 – Danúbio. ...
  • 5 – Ganges. ...
  • 6 – Rio Mekong. ...
  • 7 – Zambeze.

Os habitantes do Vêneto, expulsos pelos ostrogodos e lombardos, se refugiaram nessas terras pantanosas da desembocadura do rio Po, formando a cidade de Veneza.

Principais rios: Pó, Adige, Tevere, Adda, Brenta e Piave. Principais ilhas: Sicília (25.426 km²), Sardenha (23.812 km²) e Elba (223 km²). Principais lagos: Garda (370 km²), Maggiore (212 km²), Como (146 km²) e Trasimeno (124 km²). Principais vulcões ativos: Etna, Vesúvio e Stromboli.

Rio Arno

Rio da Itália Central, com uma extensão de 241 quilómetros. Nasce no monte Falterona (Apeninos toscanos), banha Florença e Pisa, e desagua no mar Mediterrâneo.

O antigo reino das Duas Sicílias ocupa 40% do mapa da atual Itália, mas seu PIB mal chega a 23% da riqueza do país. No outro extremo, as regiões do Vale do Pó (Padania, que se estende entre os Apeninos e os Alpes) respondem por metade do PIB da Itália.

Rio Reno

O último episódio de Os Rios e Vida apresenta o Rio Reno que, com seus 1300 km de jornada, da nascente até o mar, é considerado o rio mais importante e simbólico da Europa. Seu nome é de origem celta e significa "fluir". Junto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano.