Qual a profundidade que o homem já chegou?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

Fossa das Marianas

A maior profundidade em que o ser humano já chegou no fundo do mar foi cerca de 10.927 metros na Fossa das Marianas em 2012. Fundo do Mar. A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, é o ponto mais profundo dos oceanos do mundo, com uma profundidade de aproximadamente 11 quilômetros.

A partir de 4 atm, a pessoa pode sofrer narcose de nitrogênio, conhecida como embriaguez das profundezas. Essa condição é semelhante aos efeitos da intoxicação alcoólica, causando dificuldades de raciocínio, desorientação e euforia.

A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.

Sem dúvida, o tamanho dos oceanos é um dos principais motivos – se não o principal – para não conhecermos por completo esse ecossistema. Tenha em mente que o oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra e contém 97% de toda a água do planeta, o equivalente a 360 milhões de quilômetros quadrados.

A NASA detectou algo que teoricamente. seria impossível de existir, um som misterioso sobre as águas do Pacífico, bem próximo ao ponto Nemo. Esse som foi ouvido por vários sensores. a uma distância de cinco mil quilômetros, durante cerca de um minuto.

À medida que se aproxima do oceano, há encostas continentais formadas por granito e rochas sedimentares formadas pela pressão aplicada ao sedimento. Mais profundamente no oceano, o leito (abaixo da areia e do sedimento) é composto quase que inteiramente por crosta oceânica máfica, principalmente basalto e gabro.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano.

Se isto for verdade, significa que tudo o que conhecemos hoje representa menos de 0,0001% do todo.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.