Qual é o objetivo principal do gênero meme?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Memes ajudam a desenvolver interpretação de texto e pensamento crítico. As redes sociais contribuíram para que um gênero de comunicação ganhasse força na sociedade: o meme. A modalidade se baseia na associação de uma imagem e texto com o intuito de transmitir uma mensagem rápida, geralmente, com um toque de humor.

A partir de Bakhtin (1997), constatamos que o meme pode ser considerado um gênero, visto que é um tipo relativamente estável de enunciado a partir dos três pilares que o constituem: conteúdo temático, estrutura composicional e estilo, que tem por objetivo a interação social.

Geralmente esses memes são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo engraçado, e que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais ou fóruns. Uma das principais características do meme é que ele pode ser adaptado ou modificado dependendo da situação, e por causa disso ele acaba viralizando com facilidade.

E é isso o que acontece com um meme. Uma mesma imagem pode ser usada para ironizar sobre um tema, sendo que depois outra pessoa pode usar essa mesma imagem, em outro contexto, para ironizar sobre outro tema totalmente distinto.

Através do humor, os memes estão modificando a abordagem de comunicação nas redes sociais, principalmente nas duas últimas décadas. Por conta do rápido compartilhamento, quando usados de maneira adequada, os memes podem ajudar até mesmo a informar.

No contexto da internet, meme é uma mensagem quase sempre de tom jocoso ou irônico que pode ou não ser acompanhada por uma imagem ou vídeo e que é intensamente compartilhada por usuários nas mídias sociais.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

A ideia de meme pode ser resumida por tudo aquilo que é copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas. Como a internet tem a capacidade de atingir milhões de pessoas em alguns instantes, os memes de internet podem também ser considerados como "informações virais".

O gênero textual meme é conceituado, por vezes, como um texto que abarca tanto a linguagem verbal quanto a não verbal, além de ser, como já explicitado, proveniente das redes sociais e da própria internet em si.

Simplificando: quem cria um meme se alimenta do contexto, o subverte, geralmente utilizando humor, em favor de um assunto do momento e que, por fim, precisa ser simples o suficiente para que as pessoas de uma determinada comunidade entendam. É, por si só, um processo criativo vivo e constante.

Resposta: Os memes podem ser utilizados em diversos momentos de uma sequência didática – no levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, como uma maneira de estimular a atenção e discussões sobre o tema da aula ou mesmo como instrumento de avaliação da aprendizagem.

Por suas características, os memes abrem espaço para desenvolvimento da leitura crítica, aumento de repertório e protagonismo do aluno. Aqui estão algumas estratégias. Alcance São rapidamente compartilhados e têm alto potencial de viralizar. Síntese Resumem situações e ideias complexas em pouco tempo.

O conceito de “meme” teria sido criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo.

Conclusão: A utilização de memes na sessão de feedback se mostrou benéfica, criativa e salutogênica, além de ser uma estratégia que preza o cuidado e a expressão de sentimentos dos alunos, e, por isso, deve ser encorajada.

O meme conhecido também pela fácil interpretação e transmissão de humor, pode contribuir na educação não apenas pelo seu fácil entendimento e gênero, mas por sua velocidade de informação, grande conhecimento e acesso que muitos têm.

Os memes são conteúdos de humor que podem viralizar na internet. Esse recurso de linguagem, que usa diversos tipos de texto, imagens e vídeos, tornou-se um fenômeno de comunicação e está relacionado a diversos aspectos, como o cotidiano, política, economia e vida pessoal.