Qual a diferença entre plataforma e marketplace?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 19 de julho de 2023
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A plataforma é uma loja na rua. O marketplace é um shopping, onde sua loja está anunciando. Verifique as opções de plataformas, marketplaces e hubs, pois eles contam com recursos diferentes, que podem impactar no resultado de suas vendas, tanto positivo quando negativamente.

Para começar, uma plataforma de marketplace é uma espécie de shopping center, só que na internet. Lá, você vai encontrar diversos lojistas com produtos ou serviços variados em um único espaço, ou site.

Enquanto o marketplace é uma plataforma que reúne vários vendedores em um único lugar, o marketing digital é uma estratégia para promover os produtos e serviços de uma empresa ou marca na internet. Embora possam ser utilizados em conjunto, ambos são conceitos distintos com objetivos diferentes.

Em linhas gerais, loja virtual é um modelo de negócio de uma única marca, enquanto o marketplace é semelhante a um shopping center, em que vários vendedores estão reunidos para comercializar em um só portal.

Principais plataformas de marketplace no Brasil

  • Clique aqui e conheça mais. Amazon. ...
  • Visite o marketplace clicando aqui. Mercado Livre. ...
  • Conheça o Mercado Livre. Americanas. ...
  • Conheça o marketplace Dafiti. Elo7. ...
  • Descubra como funciona o Enjoei. Magalu. ...
  • Conheça mais sobre o Marketplace da OLX. Shopee.

Segundo a pesquisa da Conversion que citamos acima, na lista dos 5 melhores marketplaces para vender no Brasil estão:

  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Americanas.com;
  • Magalu.

Por exemplo, um marketplace simples pode custar menos em comparação com um mercado altamente específico ou especializado. O custo varia muito, mas vamos colocar então uma média entre R$ 40.000 e R$ 80 mil. Já os custos mais complexos até mais de R$ 100.000.

Marketplace é um espaço de compra e venda de produtos, como um shopping center virtual. No e-commerce, esse conceito se aplica a sites de grandes redes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão.

Tipos de e-commerce

  1. Business to business (B2B) No B2B, as transações ocorrem entre empresas, ou seja, é uma empresa vendendo produtos ou serviços para outras empresas via loja virtual. ...
  2. Business to consumer (B2C) ...
  3. Consumer to consumer (C2C) ...
  4. Consumer to business (C2B) ...
  5. Business to administration (B2A)

Uber, AirBnB, Amazon, NetShoes – todos são sucessos enormes e todos são marketplaces. Um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, onde compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos.

Administrador de loja virtual, o gerente é um profissional que coordena os demais profissionais e atividades de um comércio eletrônico. Gerente e-commerce é quem administra e faz prosperar uma loja virtual no dia a dia.

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Quem faz toda a gestão das etapas e processos que envolvem uma venda nessa modalidade é o gestor de marketplace. Ele é fundamental para o sucesso de negócios como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e outros marketplaces brasileiros.