Qual é o objetivo da Bíblia?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.

O Apóstolo Paulo ensinou como as escrituras abençoam nossa vida. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

A Bíblia, a Palavra de Deus, é o nosso manual de vida, fonte inesgotável da voz de Deus, que nos revela Suas promessas, exortações e palavras para nossa edificação.

No texto bíblico acima citado, encontramos a afirmação de que a Bíblia é inspirada por Deus. Assegura a sua utilidade para ensinar, repreender, corrigir e para formar na justiça.

Tenha fé em Deus
Não importa o que enfrentemos na vida, se nos voltarmos para Deus, Ele usará essas experiências para nos ensinar e nos tornar mais semelhantes a Ele. Na Bíblia, aprendemos que fé é o ato de confiar nesse processo. “Não temeria mal algum, porque tu estás comigo.”

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

Da Bíblia ou a ela relativo (ex.: estudo bíblico, personagem bíblica, texto bíblico).

O propósito é a razão do existir. É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

Saiba que a Bíblia produzirá em você duas realidades: paciência e consolação. A paciência é saber que em tudo Deus tem o melhor para sua vida. O consolo é você chegar ao fim do mês ou deste ano e ter a vida mudada, um consolo que vem das Escrituras. Lembre-se de que a vida é marcada pelos recomeços.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

O Versículo, o Texto, a Passagem, a Palavra central da Bíblia Sagrada é, portanto, o SALMO 118:15: “NAS TENDAS DOS JUSTOS HÁ JUBILOSO CÂNTICO DE VITÓRIA; A DESTRA DO SENHOR FAZ PROEZAS”.

A Centralidade do Evangelho na Vida da Igreja do Senhor Jesus. O Evangelho é a mensagem central da Igreja. Ele define quem somos e o que fazemos. Sem ele, não há esperança.

A Bíblia nos ensina que a Palavra do Senhor "é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4.12).

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” “Com seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade.”