Qual é o nome da fobia de lugares fechados?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Com medo de ficar preso ou sufocar, quem sofre de claustrofobia tende a evitar espaços fechados, como elevadores. Conheça os sinais mais comuns e como tratar.

A claustrofobia tem cura? Felizmente, a claustrofobia tem tratamento e, com o auxílio da psicoterapia, é possível relaxar, controlar e gerenciar o medo e a ansiedade relacionados a esse tipo de transtorno. A psicoterapia pode incluir técnicas que incluem: Relaxamento.

O que diferencia cada uma delas é o objeto ou situação a qual a reação fóbica é direcionada. No caso da aerofobia é o medo de andar de avião, enquanto a claustrofobia está relacionada com o medo de lugares fechados e a acrofobia com o medo de altura.

Medicamentos como tranquilizantes, antidepressivos e medicamentos conhecidos como beta bloqueadores podem ser usados para tratar os sintomas físicos da ansiedade. A hipnoterapia também pode ser eficaz.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Para quem tem onfalofobia, o medo aflitivo de umbigos, qualquer contato pode ser desesperador - Trip.

Tipos de fobia

  1. Fobia social: medo intenso de situações sociais.
  2. Agorafobia: medo de lugares cheios de pessoas ou de sofrer possíveis situações desagradáveis em locais públicos.
  3. Fobia simples: medo de animais, objetos ou situações específicas.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.

ter sido confinado ou preso por acidente, ou propositalmente; durante a infância, em ambientes com muitas pessoas, ter passado pela experiência de se perder dos pais, familiares ou amigos; sofrer abuso ou intimidação na infância; histórico familiar de claustrofobia.