Qual é o nome da cobra que corre atrás das pessoas?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

3) Algumas cobras correm atrás da gente
Não é verdade. O que ocorre na verdade é um truque utilizado pela serpente.

Philodryas nattereri

Philodryas nattereri é o nome científico da serpente também designada popularmente como Cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá, ocorrendo amplamente pelo nordeste e centro-oeste brasileiro e também no Paraguai.

Por isso, as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas de cobras, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas. As cobras do mesmo gênero da Urutu-Cruzeiro, normalmente só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas.

Uma nova espécie de cobra venenosa foi descoberta na Austrália – e já ganhou um nome assustador: A cobra “chicote do deserto” (Desert whip), cujo nome científico é Demansia cyanochasma, foi confundida com uma espécie diferente por anos, mas agora comprovou-se que ela tem características únicas.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção. A serpente parece condensar, a despeito das suas diferenças, as potencialidades ofensivas de todas as outras.

A cobra simboliza perigo e o fato de ela estar correndo atrás de nós indica que estamos tentando fugir ou evitar enfrentar uma situação que consideramos ameaçadora. Pode ser algum problema pessoal, profissional ou emocional que estamos tentando evitar lidar.

"A cobra-real pode literalmente 'se levantar' e olhar nos olhos de uma pessoa adulta. Quando confrontada, ela pode levantar até um terço de seu corpo do chão". Apesar de ser extremamente peçonhenta, ela costuma ter um comportamento tímido e só ataca quando se sente ameaçada.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

A cobra preta — e até de outras colorações — que mama é mito, pode se tranquilizar! Até porque, esse animal é um réptil, não tendo glândulas mamárias nem a capacidade de produzir leite para amamentar suas crias. Inclusive, a alimentação da cobra é baseada em outros bichos, como aves, anfíbios, roedores etc.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.