Qual é o mês mais frio do ano?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os meses mais frios do ano são os meses de junho julho e agosto, portanto estão de acordo com a ideia de que ano o inverno que temos os meses mais frio do ano. O destaque fica para o mês de julho que normalmente é o mesmo que apresenta as menores temperaturas por aqui.

Meses de inverno no Brasil e em todo o hemisfério sul: começa em 1º de junho. Inclui os meses de junho, julho e agosto. Meses do inverno na Europa e em todo o hemisfério norte: começa em 1º de dezembro. Inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

Última atualização em 11 de julho de 2023 às, 14h29. O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro.

Julho

Julho foi confirmado como o mês mais quente já registrado no mundo, com temperatura média de 16,9 ºC, 0,33 ºC acima do recorde anterior, anotado em julho de 2019, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (08/08) por cientistas do Serviço de Monitoramento das Alterações Climáticas Copernicus, ligado à União ...

Julho de

Julho de 2023 bateu o recorde de mês mais quente já registrado na Terra, 0,33 grau Celsius acima do recorde anterior, de julho de 2019, anunciou nesta terça-feira (8) o observatório europeu Copernicus.

Entre junho e agosto normalmente são registradas as temperaturas globais mais altas, já que o verão no hemisfério norte puxa a média para cima.

O inverno no Brasil terá início nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e se estenderá até 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

A menor temperatura já registrada no país de modo oficial foi -11,6 °C. Esse recorde é da cidade catarinense de Xanxerê, atingido no dia 25 de junho do distante ano de 1945.

Existem alguns países onde faz frio o ano todo e a maior parte deles está localizada no hemisfério norte, como a Rússia, a Groenlândia, a Islândia e a Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.

Para o mês, porém, são esperadas duas frentes frias principais, que provocarão chuvas, mas dentro da normalidade. Em agosto, a média das temperaturas também devem ficar dentro a acima do normal na maioria das regiões do Estado de São Paulo.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Uma das influências do El Niño na América do Sul é deixar a atmosfera mais quente no Brasil. Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias.

A expectativa é de que até duas frentes frias continentais avancem sobre o Brasil durante o mês de julho de 2023, uma na primeira quinzena e outra na segunda quinzena de julho. Estas duas frentes frias podem chegar até a Bahia.

janeiro

Chove ao longo do ano inteiro em São Paulo. O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva.

As chuvas começam a partir da segunda quinzena de dezembro, e janeiro é o mês mais chuvoso, enquanto fevereiro é o mais quente. Março é a transição para o outono, porém, ainda chove e o protetor solar é indispensável.