Vai chover na virada do ano de 2023?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

No momento da virada o tempo já estará mais estável e com poucas chances de chuva em grande parte do estado. Devido a atuação da ZCAS, o tempo estará instável e com possibilidade de chuva no momento da virada de ano em algumas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

A previsão climática indica chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas que o normal em toda área que abrange o Norte, com secas previstas na região equatorial. O destaque fica para o leste do Amazonas, oeste do Pará e parte de Roraima.

A tarde será de muita chuva, temporal, e se estende até o início da noite para a cidade do Rio. Será chuva forte com trovoadas.

Em relação às temperaturas, a tendência é que a maior parte do Brasil siga com ar abafado neste período entre o final de 2021 e o começo de 2022. Quanto à chuva, a previsão é que uma grande porção do Brasil tenha chuva durante a virada de ano para 2022.

A partir de setembro, a expectativa é que ondas de calor já atinjam o Brasil e o Estado registre temperaturas mais quentes do que o normal para a estação. Vale lembrar que o Inverno 2023 vai até as 3h50 (horário de Brasília) do dia 23 de setembro, quando começa a Primavera.

O primeiro mês do próximo ano não será tão chuvoso como o de costume. Ao menos no Centro-Oeste e no Sudeste Brasil. Essa previsão do tempo para janeiro de 2023, com acumulado de água abaixo da média para o período sobre essas duas regiões, foi destacada pela meteorologista Heloísa Pereira.

De fora geral, 2023 vai ser melhor, pois será mais tranquilo, principalmente pelo fim da quadratura Saturno/Urano, que marcou os anos de 2021 e 2022 com muita instabilidade. Os grandes protagonistas do novo ano serão Júpiter em Touro, Plutão em Aquário e Saturno em Peixes.

Previsão para o Ano Novo
Há condições para chuva forte, com raios e ventania no estado. A chance de chuva durante a virada do ano também é alta.

Não se espera neste ano de 2023 que janeiro repita onda de calor tão extrema no mês, como se viu em 2022. Foi uma anomalia histórica extraordinária com 15 dias seguidos de máximas acima de 40ºC no Rio Grande do Sul, mas isso não significa que deixará de fazer muito calor.

O dia mais chuvoso até o momento foi o 04/01/2023 com 34,5mm. Já choveu 16 dias deste mês, sendo que 25 é a média de dias de chuva esperada neste mês.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe.

A previsão da Climatempo aponta que junho de 2023 deve terminar com chuva abaixo ou dentro da média na maioria das áreas do país.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.