Qual é o mês de maior precipitação?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

CONCLUSÕES: Após a análise dos dados verifica-se a existência de dois períodos distintos, um chuvoso entre outubro a abril, sendo que as maiores precipitações do ano ocorrem nos meses de novembro e dezembro; e um seco entre maio a setembro, para o nível de probabilidade de 75%.

De acordo com Alves et al. (2002) e Paiva (1997), o período chuvoso na região Sudeste do Brasil concentra-se entre os meses de outubro a março, quando ocorrem mais de 80% do total anual de chuvas.

A chuva, a neve e o granizo, são portanto diferentes formas de precipitação. Designa-se por "precipitação" todo o conjunto de partículas de água, quer no estado líquido, no estado sólido ou nos dois, que caem da atmosfera e que atingem a superfície do globo.

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, registrou a maior chuva da história em 24 horas. Foram 534,4 milímetros de água acumulados no índice pluviométrico.

Cherrapunji

Maior precipitação em 1 ano: 26.470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.

Chamamos de precipitação quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na Terra. A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

Tipos de chuva

  • Chuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ...
  • Chuva orográfica ou chuva de relevo. ...
  • Chuvas convectivas ou chuvas de verão.

As 5 cidades mais chuvosas do Brasil

  • Tabatinga, no Amazonas, com 3.744 mm;
  • Belém, no Pará, com 3.541 mm;
  • Baião, no Pará, com 3.507 mm;
  • Petrópolis, no Rio de Janeiro, com 3.457 mm;
  • São Lourenço da Mata, em Pernambuco, com 3.386 mm.

Índia

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

404,8 mm

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence à cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, com um acumulado em 24 horas de 404,8 mm, em 15 de novembro de 1991. Tratou-se de um evento de chuva orográfica, associada ao relevo.

cidade de Cabaceiras

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

Geralmente, o período de seca se inicia entre maio e junho e costuma terminar entre setembro ou outubro, em um cenário geral.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.