O que é POP de manutenção?

Perguntado por: lsalgado8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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POP de Manutenção: define as diretrizes e procedimentos para a manutenção de equipamentos, máquinas e instalações. POP de Treinamento: usado para orientar o treinamento onboarding de novos funcionários, fornecendo instruções passo a passo sobre as tarefas e procedimentos.

Um procedimento operacional padrão (POP) é um guia de conduta e procedimentos que padroniza as atividades dentro de uma empresa. Este documento atua como manual de instruções para que os colaboradores tenham clareza e objetividade no cumprimento de suas funções.

O POP-Procedimento Operacional Padrão é um documento onde se coloca a tarefa repetitiva do colaborador, na maneira e sequência que deve ser executada, nele contem: tarefa, executante, objetivo da tarefa, materiais necessários, processos, cuidados especiais, resultados esperados, ações corretivas e aprovação.

POP, ou Procedimento Operacional Padrão, é um documento que uniformiza processos e assegura qualidade consistente a produtos e serviços. Se você trabalha na indústria, certamente já ouviu falar no termo POP: Procedimento Operacional Padrão.

Qual o objetivo do Procedimento Operacional Padrão? O principal objetivo do POP é a padronização das atividades ou processos de determinada área de uma empresa. É uma estratégia que reduz erros, desperdícios e desvios, para proporcionar maior qualidade e produtividade para a organização.

Os POPs descrevem passo a passo como realizar uma determinada tarefa ou processo, fornecendo instruções detalhadas para os colaboradores. Essas instruções podem abranger desde atividades operacionais simples até processos complexos, dependendo das necessidades e especificidades de cada organização.

Basicamente, existem dois tipos de POP que você pode adotar: o checklist e o fluxograma. Enquanto o primeiro é indicado para processos mais simples, o segundo pode ser mais útil em procedimentos operacionais com um nível de complexidade mais elevado.

Tipos de Procedimento Operacional Padrão
Existem três tipos principais de POP, e eles são definidos pelo formato em que são apresentados aos seus companheiros de equipe. Temos, portanto, a opção Passo-a-passo, a alternativa Hierárquica e a versão em Fluxograma.

O Manual traz informações relacionadas ao estabelecimento e a partir da legislação. O POP detalha o passo a passo das atividades descritas no Manual. Portanto, são documentos obrigatórios e complementares.

A principal diferença, porém, é a seguinte: o POP é um documento que deve ser anexado ao Manual de Boas Práticas. Um faz parte do outro. O Manual descreve diferentes aspectos da empresa e dentre essas informações algumas são tão importantes que precisam de um detalhamento maior, criando-se, assim, um POP.

Os POPs devem ser empregados em processos críticos, ou seja, as ações que impactam diretamente a entrega final ou o resultado da empresa. Demais atividades podem ser padronizadas ou não, dependendo das necessidades ou a análise de cada organização.

Idealmente, o POP deve ser escrito por aquele que realiza a atividade, com supervisão dos gestores/diretores responsáveis pelo processo. O POP também pode ser escrito em equipe nos casos em que o processo seja multidisciplinar, sendo fundamental nesse caso a participação de todos os integrantes do grupo.

equipes de setores da qualidade que criam POPs para ensinar a construir POPs. Para alguns, é um preciosismo, para outros é uma maneira de você garantir que os POPs sejam, também, padronizados. A padronização dos documentos, no entanto, não é exigida na ISO 9001.