Qual é o dia dos heróis da independência?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 17 votos

29 de Junho

29 de Junho: data magna que relembra a luta dos heróis franciscanos pela Independência da Bahia.

3 de Fevereiro

A 3 de Fevereiro celebra-se o Dia dos Heróis.

Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa, Corneteiro Lopes, General Labatut e José Joaquim De Lima e Silva são alguns dos nomes mais importantes da história baiana pela Independência do Brasil da tirania portuguesa na Bahia.

Em 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, o então príncipe regente proclamou a Independência do Brasil. A independência representaria o fim da exploração colonial e autonomia política dos brasileiros.

Em 21 de abril, celebramos o Dia de Tiradentes, um dos heróis da independência do Brasil. Mas você sabe quem foi Tiradentes e o porquê que o dia de hoje remete a ele? A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792!

Conheça nossos heróis

  • ALMIRANTE TAMANDARÉ O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. ...
  • DOM PEDRO I. "Independência ou morte!". ...
  • DUQUE DE CAXIAS. ...
  • IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA. ...
  • JOSÉ BONIFÁCIO. ...
  • MARIA FILIPA. ...
  • MARIA QUITÉRIA.

Tiradentes

O Tiradentes (1746-1792) (Lei 7.919, de 1989): Primeiro nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Tiradentes condenado à morte por ter liderado o movimento separatista Inconfidência Mineira em 1792.

O Tiradentes (1746-1792) (Lei 7.919, de 1989): Primeiro nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Tiradentes condenado à morte por ter liderado o movimento separatista Inconfidência Mineira em 1792.

Para o doutor em História e professor de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Carlos Villalta, Tiradentes é com certeza o maior herói brasileiro da memória nacional.

Capitão 7

O primeiro super-herói brasileiro é popularmente conhecido como Capitão 7. Este personagem surgiu de acordo com Barker (2004) em seu próprio seriado no dia 24 de outubro de 1954, na TV Record de São Paulo.

Pedro I, graças à luta do povo baiano que, em armas, derrotou militarmente e expulsou de nosso território as tropas portuguesas.

As tropas leais a Portugal que estavam sob o comando de Madeira de Melo resistiram até 2 de julho de 1823, dia em que a cidade de Salvador foi tomada pelos brasileiros e a Bahia foi reintegrada ao território nacional, sendo leal a D. Pedro.

Batalha de Pirajá

Um dos mais decisivos para a perda definitiva do governo lusitano foi a Batalha de Pirajá, ocorrida em Salvador apenas dois meses depois do famoso brado do príncipe regente. “Foi a maior batalha em número de participantes pela Independência do Brasil.

Pedro I em 7 de setembro de 1822. Antes e depois, houve diversos conflitos armados com o objetivo de libertar Brasil de Portugal. Depois da proclamação, um dos conflitos mais significativos foi a guerra de Independência da Bahia, comemorada em 2 de julho, data da vitória dos baianos, que neste ano completou 200 anos.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.