Qual é o comprovante de renda do MEI?

Perguntado por: aquarteira7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

A última, mas não menos importante forma de como você pode comprovar renda sendo MEI é utilizando o seu extrato bancário. Poucas pessoas sabem disso, mas essa é considerada uma das formas mais fáceis de você mostrar para a instituição financeira quanto está ganhando.

O Microempreendedor Individual pode comprovar sua renda por meio do extrato de sua conta bancária. Geralmente, o período de comprovação é de 3 meses, mas pode ser que o banco solicite o comprovante de até 1 ano. Movimentações de investimento também podem ser anexadas ao comprovante de renda.

Confira abaixo os principais documentos que podem servir como comprovante de renda:

  1. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ...
  2. Imposto de Renda (IR) ...
  3. Holerite. ...
  4. Extrato Bancário. ...
  5. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

Anualmente, quem é MEI precisa entregar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que é um documento que comprova todos os ganhos como microempreendedor. Com isso, a DASN-SIMEI também pode ser uma opção para comprovar sua renda no financiamento de imóveis.

A DECORE consiste em uma declaração contábil por meio da qual é possível comprovar seus ganhos. Para elaborá-la, é necessário um conjunto de documentos comprobatórios de rendimento. Assim, é possível utilizá-la em diversas situações, como na solicitação de um empréstimo pessoal.

Acesse a plataforma online do Simples Nacional; Na aba “Simei — serviços”, clique na opção “Cálculos e declarações”; Selecione a opção “PGMEI — versão completa”, clicando no símbolo de chave (para utilizar a chave de acesso) ou no ícone de certificado digital (para utilizar sua conta gov.br);

Siga o passo a passo para obter o seu comprovante de rendimentos: 1º) Acesse o SOUGOV.BR, aplicativo ou web. Na versão web do SOUGOV.BR também é possível imprimir o comprovante, acesse: https://sougov.economia.gov.br/sougov/ e siga as instruções acima.

Esses documentos para MEIs podem ser:– Livro-caixa da empresa; – Notas fiscais emitidas; – Declaração Anual do MEI; – Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);

Avaliação

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de imposto”;
  3. Clique em “Baixar PDF”.

Para os profissionais autônomos, é possível comprovar renda por meio dos contratos de prestação de serviço e recibos de pagamento. Logo, sempre que um serviço for realizado, lembre-se de apresentar o recibo de pagamento e coletar a assinatura do contratante para maior validação do documento.

A primeira forma que você conseguir comprovar renda sendo MEI é por meio da declaração do Imposto de Renda que realiza todos os anos. Este é um documento oficial e que tem validade em todo território nacional. Dessa forma, ele pode ser aceito como comprovante não só da sua renda mensal, mas também a anual.

Não é necessário ter conta no banco, mas seu negócio precisa ter, pelo menos, seis meses de atividade e receita bruta de até R$ 360 mil ao ano. A taxa de juros é de até 3,79% ao mês, com TAC (Tarifa de Abertura Crédito) equivalente a 3% do valor contratado.

Para comprar no atacado, basta informar à loja o CNPJ da sua MEI. Normalmente, é feito um cadastro rápido e, depois, sua compra é validada. Simples assim.