Qual é o ambiente e o nicho ecológico do macaco prego?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Habitat: Habitam florestas ripárias e formações arbóreas e arbustivas dos biomas Cerrado e Caatinga, e até mesmo em manguezais, não sendo restrito a habitats primário. Alimentação: A dieta é composta de frutos e insetos, sendo complementada com néctar, sementes, ovos e pequenos vertebrados.

Sobre seu nicho ecológico: se alimenta de frutos, flores, sementes, insetos, ovos e pequenos vertebrados; seus predadores são: gavião-real, felinos e serpentes. O macaco-prego é um animal bastante hábil e inteligente, podendo ser agressivo às vezes.

Onde os macacos vivem? A distribuição dos macacos se dá de forma que a maioria deles vive em regiões tropicais, como florestas. Porém, muitos macacos são encontrados em pântanos e savanas, em regiões semidesérticas ou em regiões de clima temperado e frio.

A dieta dos macacos-prego, de acordo com o estudo, é composta, principalmente, por plantas (69,77%) e matéria animal (20,57%). Alimentos industrializados correspondem a 9,5% e materiais não identificados, a 0,16%. Um ponto positivo é que a maioria dos alimentos oferecidos pela população (83,48%) são frescos.

Sapajus é um gênero de primatas da América do Sul que inclui as espécies de macaco-prego, também chamados micos-de-topete. Os macacos do Novo Mundo do gênero Sapajus pertencem à família Cebidae, subfamíia Cebinae, e são uns dos mais comuns primatas da América do Sul.

Entende-se por nicho ecológico todo conjunto de características e condições que permite a sobrevivência de uma determinada espécie no ambiente. Em outras palavras, representa o “papel ecológico” de um indivíduo no ambiente em que ele se encontra.

O conceito de nicho ecológico é dividido em duas categorias: nicho fundamental e nicho efetivo. Nicho fundamental é o conjunto de condições que garante a existência de uma espécie em particular. Nesse caso, não são considerados as competições e conflitos com outros animais.

Filhotes de macacos-prego são anunciados por até R$ 5 mil em grupo de WhatsApp da Maré

Seus predadores mais comuns são aves de rapina (harpias), grandes cobras e felinos. Quando notam a presença de predadores podem se associar a outros grupos de animais e trabalham cooperativamente para evitar e/ou afugentar o outro animal.

São macacos de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, medindo cerca de 45 cm de comprimento, sem contar a cauda – característica comum aos primatas do novo mundo. Apresentam hábitos diurnos e vivem em grupos de até 40 indivíduos. Sua alimentação é baseada em frutos e insetos.