Qual é a relação da sombra com a realidade?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

As sombras simbolizam as aparências, tudo aquilo que é falso ou que são meras imitações daquilo que é, de fato, real. É o mundo das aparências no qual as pessoas estão acostumadas a viver. Assim, tal como o prisioneiro, as pessoas devem confrontar os hábitos do cotidiano e libertar-se das correntes em vista da verdade.

A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.

E a sombra possui uma função importante para que o bem estar proporcionado pelo jardim seja pleno. Seja em um quintal ou varanda, em um jardim de inverno ou em um pergolado, a sombra adquire relevância sensorial, física e até mesmo emocional na composição do espaço.

Resposta: A sombra significa a projeção que o ser humano, preso na caverna, enxerga a realidade que o cerca. São apenas ideias da realidade.

Nós temos sombra porque o nosso corpo, ele serve como um obstáculo para a luz do Sol. Então, nossa sombra não é nada mais que a ausência da luz, porque ela está sendo bloqueada por um objeto ou pelo nosso corpo. E, se você reparar na sua sombra ao longo do dia, vai perceber que ela muda de tamanho e posição.

A sombra é uma espaço onde a luz não chega.
Agora, imagine a situação da luz não percorrendo apenas linhas retas, como o som. Não existiria sombra, pois a luz teria a capacidade de dar a volta em objetos, não existindo barreira para ela.

O comprimento da tua sombra e a sua direcção variam ao longo do dia. Ao meio do dia a sombra vai ser mais curta, e ao princípio ou ao fim do dia a sombra vai ser mais longa.

A melhor maneira de lidar com sua sombra é aceitá-la, entender que ela existe, compreender o sentimento que ela traz e deixar ir embora. Utilize sua sombra para impulsionar pensamentos e atitudes positivas, tente pensar em como fazer dela algo positivo em você. Se não se ocupar com sua sombra ela se ocupará com você.

No mundo dual, a Luz traz leveza, compreensão, consciência, visão e lucidez, já as sombras podem guardar medos, ressentimentos, emoções reprimidas, tristezas e amarguras soterradas, gerando insegurança, confusão, perturbação, padrões negativos, neuroses e até doenças.

Sabe-se que a luz e a sombra são elementos básicos para produzir o efeito de volume nos objetos. O volume é, em conjunto com a forma, um dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Esse depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que produz.

A sombra é tudo o que foi negado, reprimido ou ainda permanece desconhecido pelo indivíduo e está recalcado —ou seja, reprimido — em seu inconsciente, o que também torna sua definição ligada aos estudos do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939).

As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.

As sombras são partes de nós mesmos que estão escondidas em nosso inconsciente, muitas vezes por serem consideradas socialmente inaceitáveis ou vergonhosas. Essas partes podem incluir traumas, desejos reprimidos, medos e emoções negativas que tentamos esconder de nós mesmos e dos outros.