Por que brincar com luz e sombra?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Oscilantes, mais ou menos intensas, elas brincam, sugerem formas, movimentos e até mesmo sensações. Há muito, esse contraste tem sido utilizado para encantar, sentir e fazer sonhar, como acontece no Teatro de Sombras. Não à toa, portanto, crianças são atraídas pelo jogo das luzes e das sombras.

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação.

Essa brincadeira divertida estimula a criatividade e instiga a curiosidade das crianças acerca de fenômenos relacionados à luz e sombra. Aos poucos, elas podem perceber o que torna uma silhueta mais comprida ou mais curta, mais definida ou mais indistinta.

Descobrir e brincar com a sombra é uma oportunidade para aguçar a curiosidade, a imaginação e a ampliação da percepção visual dos bebês. Aquele momento gostoso de aproveitar o sol que entra pela janela ou que aparece no quintal, também pode virar uma brincadeira divertida.

Brincar no escuro cria uma atmosfera de mistério e descoberta que é muito rica para a diversão das crianças. Por isso, brincadeiras com lanterna são salva-vidas quando a intenção é brincar dentro de casa. Quando falamos de estímulos, logo pensamos em coordenação motora.

No mundo dual, a Luz traz leveza, compreensão, consciência, visão e lucidez, já as sombras podem guardar medos, ressentimentos, emoções reprimidas, tristezas e amarguras soterradas, gerando insegurança, confusão, perturbação, padrões negativos, neuroses e até doenças.

Terceiro campo da BNCC instiga o uso de expressões artísticas para trabalhar olhar, coordenação motora e percepção dos pequenos.

Como fazer blocos sensoriais translúcidos
A criança forma figuras no chão e, com ajuda de uma lanterna, faz a projeção da sombra na parede. Também pode acrescentar brinquedos em miniatura, tornando a brincadeira mais divertida.

Objetivos da atividade: favorecer a interação entre os participantes, proporcionar estimulação cognitiva (memória e atenção) e estimulação visual.

A luz e sombra são alguns dos elementos mais básicos da linguagem visual. Afinal, é a partir dessas técnicas que criamos o efeito de tridimensionalidade em nossos desenhos. Ou seja, é a partir da disposição das luzes e sombras que traçamos em um trabalho que vamos criar os efeitos de profundidade, dilatação, etc.

A sombra é tudo o que foi negado, reprimido ou ainda permanece desconhecido pelo indivíduo e está recalcado —ou seja, reprimido — em seu inconsciente, o que também torna sua definição ligada aos estudos do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939).

Luz é poesia, envolve forma, movimento e sensações. É uma exploração afetiva, resultando na construção de aprendizados.

Outra ótima maneira de garantir a brincadeira é utilizar diferentes objetos encontrados pela casa para fazer as sombras. Posicione os objetos logo a frente de sua lanterna ou vela. Desse modo, você conseguirá reproduzir e ampliar as sombras na parede. Tampe qual é o item escolhido e deixe a criançada tentar adivinhar!