Qual é a refeição do dia que mais engorda?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

O nutriente mais importante para engordar de maneira saudável é a proteína. O músculo é feito de proteína e, sem ela, a maioria dessas calorias extras pode acabar em gordura corporal. Alimentos ricos em proteínas incluem carnes, peixes, ovos, laticínios, legumes, nozes e outros.

"Os resultados mostram que uma refeição consumida no café da manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais TID do que a mesma refeição consumida no jantar", explica Juliane Richter, a coautora estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Com certeza você já ouviu isso por aí. Mas, será que, mesmo ficando dentro do limite das calorias diárias para o emagrecimento, comer mais em um determinado horário engorda? Essa é a dúvida da Nayara Barbosa. Não faz diferença nenhuma o horário que a pessoa come mais ou menos calorias.

Em geral, o consumo em excesso de alimentos que possuem muitas calorias e não saciam a fome são os principais responsáveis pelos quilinhos extras. Por exemplo, as bebidas açucaradas, fast foods, salgadinhos, salsichas processadas, sorvetes e etc.

Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.

Fique tranquilo, isso é mito! A nutricionista esclarece que o engordar ou emagrecer tem relação com o que comemos durante todo o dia, e não apenas em uma refeição específica. O importante é fazer boas escolhas de quais alimentos consumir e dar tempo para a digestão.

Almoçar em horário fixo faz bem para a saúde e emagrece
Uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition mostrou, por exemplo, que se você almoça depois das 15 horas, dificilmente conseguirá emagrecer.

Certamente, o café da manhã é a principal refeição e é fundamental para se ter boa energia durante todo o dia e também boa saúde no decorrer da vida. Há estudos mostrando que omitir esta refeição pode aumentar o risco de doenças, como a obesidade por exemplo.

O hábito de comer de três em três horas é defendido por muitos nutricionistas mas não precisa ser seguido tão à risca. Ou seja, você deve comer sempre que sentir fome, sem esquecer de realizar as 3 refeições principais e no máximo 6.

De acordo com o estudo, se você acorda às sete da manhã e vai dormir às onze da noite, por exemplo, para que o metabolismo funcione de forma saudável o ideal é tomar o café da manhã às oito da manhã, almoçar ao meio dia, fazer um lanche por volta das 15 e 16 horas e jantar até as 20 horas, no máximo.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a engordar. Os principais são: a alimentação, o sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de medicamentos, genética e idade.

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal. Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano.

O que comer à noite
Vitamina B6 e o magnésio também são nutrientes que ajudam no relaxamento do corpo e são encontrados no frango, atum, cereais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. Aposte em algumas bebidas que auxiliam em uma boa noite de sono, como chá de camomila, suco de cereja ou um leite quentinho.