Quantas refeições por dia para ganhar peso?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Coma 5 a 6 pequenas refeições durante o dia, em vez de duas ou três grandes refeições. Escolha alimentos ricos em nutrientes. Como parte de uma dieta saudável em geral, escolha pães integrais, massas e cereais; frutas e vegetais; lacticínios; fontes de proteína magra; e nozes e sementes.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

Alimente-se com mais frequência
Se você está abaixo do peso, é possível que se sinta satisfeito mais rápido. Faça de cinco a seis refeições menores durante o dia, em vez de duas ou três refeições grandes para engordar.

Mas, quantas calorias devemos consumir para conseguir engordar um quilo? Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.

Normalmente, o baixo peso está associado à desnutrição e pode também estar ligado a outras causas, como consumo excessivo de álcool, uso de drogas, transtornos mentais (ansiedade, depressão e outros), transtornos alimentares e outras doenças.

O tempo médio que se leva para ganhar massa muscular e aumentar de peso é de aproximadamente 6 meses, no entanto em 3 meses já se pode perceber algumas mudanças. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa, uma vez que depende da dieta e se a pessoa realiza atividade física que favoreça o aumento do músculo.

Comer muitas vezes ao dia, ao contrário do que parece, diminui a energia e a disposição, pelos prejuízos na digestão e na exoneração, favorecendo a ocorrência de doenças. A vontade de comer muitas vezes ao dia, de 3 em 3 horas, que, se não atendida provoca fraqueza e mal-estar, não indica que a pessoa deve comer.

Um estudo sugere que comer duas grandes refeições cedo e pular o jantar pode levar a uma maior perda de peso do que comer seis pequenas refeições ao longo do dia.

Amidos saudáveis, entre eles quinoa, aveia, milho, batata doce, abóbora, feijão e leguminosas, ​​são uma ótima maneira de obter nutrientes e fibras numa alimentação saudável para ganhar peso.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

Dentre os alimentos com alto teor calórico mais conhecidos, podemos citar alimentos ricos em gorduras e açúcares, tais como bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos industrializados), fritura, pizza, hambúrguer, cachorro-quente, bolacha recheada, batata frita, bacon, entre outros.

Conforme especialistas, é possível sim engordar em uma semana de descontrole alimentar. O pior de tudo é que, dependendo do metabolismo de cada pessoa, dá para ganhar um quilo ou mais se a cota diária ideal de calorias for ultrapassada por 7 dias.

Leite, farelo de aveia, amêndoas, tofu, iogurte integral e ovos são alimentos ideais para um café da manhã proteico.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Alimente-se mais. Ganhar peso exige o consumo de uma maior quantidade de calorias; para obtê-las por um mês, você deve tentar elevar de 5 a 10% a ingestão delas, de acordo com sua idade e peso. Para manter-se saudável, é preciso comer alimentos benéficos em vez de “junk food”, que são ricas em gorduras.