O que não posso esquecer na prova de direção?

Perguntado por: evieira6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Uso de seta; Conhecimento e respeito da sinalização de trânsito; Bom controle e direção do veículo; Uso apropriado e em momento oportuno, da regulação de assento e espelhos, assim como do cinto de segurança.

Faltas eliminatórias (reprovação): iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado ou sem viseira ou óculos de proteção; descumprir o percurso; colidir em cones; cair do veículo durante a prova; não manter equilíbrio na prancha; avançar sobre o meio-fio ou a parada obrigatória; colocar os pés no chão com ...

avançar a via preferencial; provocar acidente durante a realização do exame; exceder a velocidade regulamentada para a via; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.

Por isso, antes e no dia da prova, procure se alimentar bem e hidrate-se. Lembre-se de que o corpo precisa estar disposto para realizar o exame. Dicas: tome bastante água e sucos naturais, coma sanduíches, saladas e alimentos leves.

Dentre elas estão o posicionamento do condutor como: velocidade, meia embreagem, manobras com o veículo, baliza, garagem, ré e principalmente a atenção do condutor. O resultado do exame, positivo ou negativo, sai na hora!

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

O exame de direção é muito rápido, normalmente não passa de 10 minutos. A carga horário do curso prático de direção veicular varia de acordo com a categoria de CNH (A, B, C, D ou E) e com o tipo de processo (habilitação ou adição de categoria).

Se avançar sobre o meio fio é considerado “ficar com a roda em cima da guia”, e a mesma expressão é empregada em relação ao balizamento, também há lugar para a interpretação de que encostar no protótipo, haste ou cone não constituiria falta eliminatória, mas sim, ficar com alguma parte do veículo em cima deles.