Pode usar álcool 70 para fazer aromatizador?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Você vai precisar apenas de um recipiente comum, um borrifador, amaciante da sua preferência, água e álcool 70%.

Vamos te informar para deixar bem ciente: o álcool que você vai misturar deve ter, no máximo 30% de água (álcool 70%).

Confira: Você vai precisar de álcool (pode ser 46% ou 70%), água potável e o produto que dará o cheiro, a decidir entre amaciante ou óleo essencial; Em um borrifador, coloque 250ml do álcool com a mesma medida de água.

Você vai precisar de:
100 ml de álcool de cereais (não é aconselhável usar outro tipo de álcool) 100 ml de água mineral ou água destilada. 50 ml de alguma essência de sua preferência. Corante alimentício (opcional)

50 ml de álcool etílico hidratado; 100 ml de água.

Como usar o difusor de ambiente com varetas? O recipiente de vidro ou plástico com álcool e essência já é bem conhecido, ele perfuma o local por meio das suas varetas que absorvem o líquido e, graças a alta volatilidade do álcool, conseguem evaporar e espalhar a fragrância pelo cômodo.

Ele é semelhante ao famoso etanol, a diferença entre ambos é a matéria prima utilizada em sua produção. Para o etanol comum a base é a cana de açúcar, enquanto que para o álcool de cereais é usado arroz, milho ou outro cereal.

Passo a passo:

  1. Higienize o recipiente;
  2. Adicione o álcool de cereais e a essência;
  3. Feche o frasco e agite;
  4. Deixe a mistura descansar por três dias, no mínimo;
  5. Por fim, coloque as varetas e pronto.

Como fazer um aromatizador de ambiente em casa
Para essa receita, você vai precisar de 750 ml de álcool de cereais, 100 ml de água desmineralizada, 100 ml de essência de sua preferência e 30 ml de fixador. Misture a água e o álcool, adicione a essência e o fixador e misture tudo.

Como fazer aromatizador de ambiente com amaciante

  1. Coloque uma xícara de chá de água em um garrafinha com borrifador.
  2. Acrescente meia xícara de chá de um amaciante concentrado e perfumado.
  3. Por fim, adicione meia xícara de chá de álcool e misture tudo até ficar bem homogêneo.

Se o seu aromatizador não cheira, provavelmente você não está respeitando alguma regra de uso. No entanto, pode ser, também, que o aparelho esteja com problema ou que você ainda não tenha encontrado um aroma que deixe o ambiente com o cheiro que você sempre sonhou.

Além de ser usado como solvente, o dipropilenoglicol também tem a função de fixador. Em outras palavras, essa capacidade de solubilização ajuda a reter as essências do perfume por mais tempo.

As medidas de cada produto dependem da quantidade de aromatizador que você quer produzir por isso, para criar uma flagrância bem marcante, use dez gotas de essência para cada 250 ml de álcool.