Qual é a primeira escola?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

A primeira escola prrimária brasileira foi fundada em Salvador,em 1549, pelo padre Manuel Da Nobrega. É o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues. O Colégio de Salvador da Bahia, fundado em 1549 pelo padre Manoel da Nóbrega, foi a primeira instituição educacional do país.

Em 1549, os padres Jesuítas fundaram a primeira escola do Brasil, na cidade de Salvador. A segunda instituição foi fundada em São Paulo, no ano de 1554, data da fundação da cidade paulista.

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional.

Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.

Colégio Gentil Bittencourt

ParáO Colégio Gentil Bittencourt é uma instituição privada, coordenada pelas religiosas de Sant'Ana. Atualmente, é a escola mais antiga do Brasil em pleno funcionamento, com 219 anos.

Na Grécia Antiga, a educação era encarada como uma atividade para poucos, para aqueles que podiam consumir o seu tempo livre com o saber e não tinham a necessidade de trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Sendo assim, percebemos que a educação era um privilégio garantido a uma parcela mínima da população.

Shishi High School

Shishi High School.
Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C..

Em 1554, São Paulo foi fundada ao redor de outra escola jesuíta. Na época, era uma cabana de folhas de palmeira, que depois foi reformada diversas vezes e serviu a outros propósitos.

O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.

4 a.C. Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.

As salas de aula eram geralmente grandes, com muitos alunos em cada turma. Os alunos se sentavam em filas, com o professor na frente da sala. O uso de tecnologia era limitado, com poucos recursos didáticos disponíveis, como quadros-negros, giz e livros didáticos.

A escola particular no Brasil nasceu em 1533 quando os Franciscanos fundaram o primeiro estabelecimento de ensino, na Bahia. Ao longo dos séculos, a educação privada passou por muitas mudanças, mas as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, aceleraram o processo de consolidação do ensino particular em 1831.

St. Francis College. Com ensino integral na cidade de São Paulo, a St. Francis cobra uma reserva de matrícula de R$ 650,00 não reembolsável e outros R$ 14 mil de matrícula que, segundo a escola, é pago uma única vez durante a “vida escolar do aluno”.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.