Qual é a pior sinusite?

Perguntado por: uvasconcelos9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

A principal diferença entre elas é que a sinusite viral é a inflamação dos seios nasais, enquanto a sinusite bacteriana geralmente surge após resfriados, gripes ou crises alérgicas. A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo.

Segundo o especialista, sem o tratamento adequado, a sinusite pode gerar uma série de complicações. “O paciente apresenta alteração olfatória, secreção, dor na face, que pode evoluir para uma celulite na face (processo infeccioso inflamatório no tecido subcutâneo)”, alerta o médico.

Assim, os quadros podem ser agudos (até 4 semanas), subagudos (de 4 a 12 semanas) ou crônicos (sintomas que persistem por mais de 12 semanas).

Como vimos acima, a principal diferença entre sinusite crônica e aguda está no tempo de duração dos sintomas apresentados. Na sinusite aguda, a mucosa nasal necessita de no máximo três meses para se recuperar totalmente. Passando desse período, já podemos considerar um quadro de sinusite crônica.

“Em casos raros, a sinusite, quando não tratada corretamente, pode evoluir para uma meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Como tratar a sinusite
Recomenda-se: Beber muitos líquidos (para fluidificar e drenar melhor as secreções nasais). Fazer a "higiene nasal", isto é, aplicar nas narinas soluções salinas que promovem a drenagem das secreções e o descongestionamento do nariz (como soro fisiológico e água do mar esterilizada).

Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.