Qual é a origem do pudim?

Perguntado por: lneves5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Apesar de ser uma sobremesa bastante tradicional nos lares brasileiros, os indícios apontam que o pudim nasceu em Portugal.

Pudim é uma sobremesa bastante tradicional no Brasil. Mas você sabia que, originalmente, o pudim é um prato salgado? A raiz do termo pudim explica toda essa história: a palavra deriva do inglês pudding, que vem do francês boudin, que por sua vez veio do latim botellus que significa nada menos que salsicha.

Outra diferença é que, enquanto o beiju teve origem totalmente indígena, o pudim foi desenvolvido pelos descendentes de africanos, a partir do ingrediente descoberto pelos índios. Quando conquistou o gosto popular, a tapioca era servida apenas com manteiga e saboreada com café.

François Massialot

François Massialot (1660-1733), chef da família real e grandes personalidades da época, incluindo Philippe II e Duke de Orléans, é um dos inventores da sobremesa como a conhecemos hoje.

Também na Grã-Bretanha, um festival de pudins registrou o maior pudim de Natal, que pesava 3,28 toneladas e foi preparado em 1992.

Espécie de bolo constituído por massas diversas, cozido geralmente em banho-maria dentro de uma forma (ex.: pudim de chocolate, pudim de peixe).

pudding {subst.}

O cuscuz de tapioca, também conhecido como cuscuz branco ou cuscuz baiano é uma das tantas versões do cuscuz norte-africano, trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

A origem do cuscuz é atribuída ao Oriente Médio, mais especificamente à cidade de Maghreb, localizada no norte da África. Existem relatos de que o prato já era preparado há pelo menos dois séculos antes de Cristo, mas de uma forma muito diferente da qual conhecemos hoje.

Feito a partir do cozimento de grão de bico, trigo e feijão, o Ashura é considerado o doce mais antigo do mundo e celebra uma tradição islâmica que em Caxias do Sul é celebrada pela comunidade turca desde o início da semana.