Qual é a origem do camarão?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

HISTÓRICO DO CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO. O cultivo do camarão marinho originou-se no sudoeste da Ásia, onde pescadores da região aprisionavam pós-larvas, em viveiros construídos na costa, até estas crescerem.

A culinária de Camarões, assim como sua cultura, exalta algumas das mais fortes raízes africanas. A presença da colonização francesa é notada, principalmente, nos nomes e preparos dos pratos.

Crustáceos. Também pertencentes à classe dos artrópodes os crustáceos fazem parte desta classificação por serem possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Como exemplo desta classe poderemos citar o camarão, a craca, a lagosta, o pitu, o siri e o caranguejo entre outros.

Os crustáceos são animais que possuem exoesqueleto e apêndices articulados. Nesse grupo de alimentos, podemos destacar as lagostas, os camarões, os siris e os caranguejos. Já os moluscos são animais de corpo mole, e algumas espécies inclusive contam com uma concha cuja finalidade é oferecer proteção para o corpo.

O ambiente para a criação do camarão precisa apresentar temperatura elevada, variando de 28°C a 30°C. Abaixo de 15°C a criação é inviável, dado que esses animais não suportam essa temperatura. Para o correto manejo deve-se oferecer água de qualidade, abundante e que se renove aos camarões.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.

O crustáceo foi encontrado no distrito de Jamacaru, próximo a Crato, no Ceará, mas isso foi há cerca de 110 milhões de anos.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.

2 anos

No mar, um camarão vive até 2 anos, mas na fazenda só dura cerca de cinco meses, saindo dali para a panela.

Com relação aos itens alimentares, ficou claro, que os camarões alimentam-se, preferencialmente, das microalgas, notadamente as diatomaceas, sobressaindo-se, Coscinodiscus centralis, Navicula spp., Nikschia spp., e de fragmentos de vegetais superiores (restos de gramíneas e mangues).

Com baixíssimo teor de carboidratos, o fruto é rico em nutrientes e gorduras saudáveis, como o Ômega 3, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo. Mas é preciso atenção: os camarões criados em cativeiro podem ter 40% a menos de Omega 3 em suas propriedades.