Porque ir ao Pantanal?
O ecoturismo definitivamente é a principal atividade do Pantanal do Mato Grosso do Sul hoje. Com o ecossistema mais rico do Brasil, centenas de animais diferentes e uma geografia variada entre planícies, rios, montanhas e floresta, permite ao viajante entrar em contato com a natureza e se aventurar ao mesmo tempo.
Por que o Pantanal é tão procurado
O Pantanal é um paraíso para amantes da natureza, observadores e fotógrafos de aves e outros animais, pois já foram catalogadas cerca de 230 espécies de peixes, 650 tipos de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis.
O que torna o Pantanal interessante como destino de viagem
A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade. São cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos. O Pantanal é o destino ideal para quem gosta de contemplar a natureza e ter um contato mais próximo com o meio ambiente.
O que o Pantanal oferece aos turistas
Nessa região encontramos mais hotéis, incluindo opções mais chiques. Somado a isso, no Pantanal Sul turismo, a canoagem e a pesca de piranhas são bastante famosas. Ele também é onde podemos avistar mais araras azuis. Inclusive o Projeto Arara Azul se localiza nessa porção do Pantanal.
O que é mais importante no Pantanal
Campos: áreas inundáveis, com predominância de gramíneas. É a formação vegetal mais importante do Pantanal.
O que saber antes de viajar para o Pantanal
Quando ir ao Pantanal? Podemos dividir o Pantanal em duas fases climáticas: fase da seca e fase das chuvas. Por ser a maior região inundável do planeta, o fator mais importante na hora de escolher a época da viagem é saber quais dos dois estilos irão contemplar melhor a sua expectativa de programação das suas férias.
Qual a cidade mais importante do Pantanal
Corumbá-MS ficou conhecida como a “capital do Pantanal” por ter grande parte de seu território ocupado pelo Pantanal sul-mato-grossense. Ela está localizada bem na fronteira com a Bolívia e distante 435 quilômetros da capital Campo Grande-MS.
Como que é a vida no Pantanal
Homem e mulheres que vivem no Pantanal respeitam a natureza e suas adversidades. Conhecem o movimento das secas e das enchentes, que são responsáveis pela vida na região. Os rebanhos viviam de acordo com o movimento das águas. Na época da enchente, eram levados para as áreas mais altas.
Por que Pantanal se chama Pantanal
A palavra Pantanal, teve sua origem como referência a pântano, por contar com a maior planície alagada do mundo – devido a seu regime de chuvas e relevo – que centralizam a pluviosidade nas cabeceiras dos rios, escoando-a pelo transbordamento natural nas margens. Paisagem do Pantanal.
Qual a melhor época para visitar o Pantanal
A melhor época para visitação é de maio a setembro, quando chove menos. Nos meses de abril a maio, quando as águas começam a baixar, a observação da fauna torna-se melhor. A época das chuvas inicia-se em outubro e vai até abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais chuvosos.
Quantos dias são necessários para conhecer o Pantanal
3 dias
Mas, sem dúvidas, o mínimo é ficar 3 dias hospedado na região. Como padrão, é normal os pacotes pelo Pantanal durarem de 3 a 5 dias. Mas, você pode aumentar esse tempo, aproveitar ainda mais experiências e passeios, e incluir no roteiro uma visita a Bonito e a Bodoquena, aí fica uma viagem completa pela região!
Como podemos descrever o Pantanal
O Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo. O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, abrangendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele é o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional.
Qual é a riqueza do Pantanal
O Pantanal possui grande biodiversidade. Segundo o ICMBio, os que se destacam são cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 espécies de peixes. A vegetação do Pantanal é muito diversa, justamente em função da inundação do solo.
Tem muito mosquito no Pantanal
A vegetação recuperada oferece ao visitante deslumbrantes paisagens. Os mamíferos são obrigados a se refugiar em áreas mais altas denominadas cordilheiras dificultando a sua observação. Nesta época faz muito calor e há maior concentração de mosquitos.