Por que Camarões se chama Camarões?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O nome de Camarões (Cameroun, na sua forma local) é derivado do crustáceo de mesmo nome, o camarão.

Exploradores portugueses, ao chegarem ao rio Wouri, no século XV, ficaram impressionados com a grande quantidade desses crustáceos que apareceram ao longo do caminho. Foi a partir disso, que deram à região o nome de “Rio dos Camarões”.

O nome Camarões surgiu de navegadores portugueses, que chegaram à região no século 15. Impressionados pela quantidade de camarões no rio Wouri, eles nomearam-o de Rio dos Camarões, palavra que, depois, daria nome ao próprio país.

O cultivo do camarão marinho originou-se no sudoeste da Ásia, onde pescadores da região aprisionavam pós-larvas, em viveiros construídos na costa, até estas crescerem. ...

camaronês - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularcamaronêscamaronesa
Pluralcamaronesescamaronesas

A maioria das pessoas anglófonas das províncias Noroeste e da Sudoeste do país falam a língua franca, o pidgin inglês dos Camarões. A língua fula tem a mesma função de língua franca no norte, enquanto que no Camaróes Central, Leste e Sul essa função é feita pela língua ewondo.

Yaoundé

Camarões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O nome Camarões surgiu de navegadores portugueses, que chegaram à região no século 15. Impressionados pela quantidade de camarões no rio Wouri, eles nomearam-o de Rio dos Camarões, palavra que, depois, daria nome ao próprio país. 2 – Que língua? Os idiomas oficiais são o inglês e o francês.

Crustáceos com presença assídua na gastronomia, camarão e gamba têm as suas diferenças. O camarão é de menor porte, a gamba remete para variedades maiores.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.

2 anos

No mar, um camarão vive até 2 anos, mas na fazenda só dura cerca de cinco meses, saindo dali para a panela.

Substantivo

SingularPlural
Masculinocamarãocamarões

Dessa forma podemos dizer que as fêmeas têm um crescimento médio inferior ao dos machos. Além de serem menores, possuem pinças pequenas de coloração parecida com a do corpo. Entre os machos encontramos três tipos distintos morfologicamente.

Existem centenas de espécies de camarões conhecidas. A maioria vive no mar, mas algumas gostam mesmo é da água doce de rios e lagos. Aqui no Brasil a espécie de água doce mais conhecida, pescada e consumida é a Macrobrachium carcinus, popularmente chamada de pitu (“casca escura”, em tupi-guarani).