Qual é a maior favela do Estado do Rio de Janeiro?

Perguntado por: ajesus8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A região administrativa do Sol Nascente, no Distrito Federal, tornou-se a maior favela do Brasil e ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios.

Favela da Rocinha

Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.

De acordo com o IBGE, até novembro do ano passado, a favela do Sol Nascente era considerada a segunda maior do país, com 24.441 domicílios, sendo apenas superada pela Rocinha, com 25.742 domicílios. Com a evolução do recenseamento, o Sol Nascente registra 32.081 unidades, enquanto a Rocinha, 30.955 habitações.

Maiores favelas do país por número de domicílios:
Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573 domicílios. Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210 domicílios. Heliópolis, São Paulo: 20.016 domicílios. Paraisópolis, São Paulo: 18.912 domicílios.

Morro do Vidigal

O Morro do Vidigal é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, e tem muito a oferecer para os visitantes. Além das vistas incríveis da cidade, a comunidade oferece uma variedade de atividades, desde trilhas emocionantes até festas animadas e concorridas.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”.

De acordo com a população, Rocinha é maior que Complexo de Alemão. O Complexo do Alemão, popularmente chamado de Morro do Alemão ou simplesmente Alemão, é um bairro que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona da Leopoldina, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

A Rocinha é a favela mais populosa do Rio e do país. De acordo com o Censo 2010, 69.161 pessoas moravam na comunidade naquele ano. Uma década antes, segundo estudo do Instituto Pereira Passos (IPP), da prefeitura do Rio, com base em dados do Censo 2000, a Rocinha tinha 56.338 moradores.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.

É um bairro com forte entretenimento. Não possui favelas como a Zona Sul, havendo duas pequenas favelas, São Tilon e Vila Autódromo, que estão sendo removidas e as famílias realocadas em prédios residenciais novos.