Quando foi inaugurada a Cidade de Deus?

Perguntado por: erosa3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

1953

Há 60 anos, a Cidade de Deus é a nossa matriz. Com mais de 330 mil metros quadrados, está localizada em Osasco, na Grande São Paulo. Foi inaugurada em 1953 e transformada em sede em 1957. Seu nome foi inspirado por uma obra filosófica de Santo Agostinho.

23 de julho de 1981

Posteriormente, ela foi desmembrada da XVI-RA-Jacarepaguá e transformada na XXXIV-RA-Cidade de Deus. A denominação, a delimitação e a codificação do bairro foram estabelecidas pelo Decreto Nº 3.158, de 23 de julho de 1981, com alterações do Decreto Nº 5.280, de 23 de agosto de 1985.

Rio Carlos Lacerda

A Cidade de Deus foi criada pelo então Governador do Rio Carlos Lacerda que, na década de 60, removeu várias pessoas de favelas da zona sul e do centro do Rio de Janeiro, e as realocaram em conjuntos habitacionais, localizados em vários locais do Rio, entre eles, a Cidade de Deus.

22 anos, o bairro Cidade de Deus surgiu como mais uma invasão de terras ocupadas por migrantes vindos do interior e de outros Estados. Na época, segundo relatos de moradores, nada foi feito para impedir que as famílias de sem terra invadissem o local.

O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.

A Cidade de Deus, também chamada pela abreviatura CDD pelos moradores, é um bairro da Zona Oeste do Rio. Originariamente, deveria ser um conjunto habitacional. Fazia parte de um planejamento do governo do Estado da Guanabara que, na década de 1960, buscava um modelo para o Programa Habitacional.

"Mas, até a década de 20 do século passado, o título de cidade mais antiga era de Ur, na Suméria (no Sudeste do Iraque atual), que teria sido construída há 6 mil anos", diz o professor de História Voltaire. Segundo ele, há arqueólogos que ainda consideram Ur a cidade mais antiga.

A toponímia na Cidade de Deus constitui característica singular, remetendo à morada do Divino, sugerida por seu próprio nome. Não é preciso caminhar muito para reconhecer que esta noção é reforçada na nomenclatura bíblica existente em diversos de seus logradouros.

A referência à cidade aparece com freqüência na Bíblia; além do seu significado comum, como aglomerado de casas e lugar de convivência, a cidade também é imagem da “casa de Deus” e da reunião do povo ao redor de Deus, como a família em torno do pai; Jerusalém é vista como a habitação de Deus com seu povo, a sede da ...

A Nova Jerusalém que João viu descer do céu é a cidade celestial de Deus. É provável que inclua a cidade de Enoque, que foi transladada e levada ao céu. Essa “ cidade santa” vai descer e unir-se à Nova Jerusalém, ou Sião, que os santos terão construído na Terra (ver Moisés 7:62–64).

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

Sol Nascente

Localizada a 30 km dos Três Poderes, o Sol Nascente superou a Rocinha, no Rio, em número de habitações; dados são do IBGE. A 45 minutos do Congresso Nacional, em Brasília, está a maior favela do Brasil, o Sol Nascente.

A Cidade de Deus, também chamada pela abreviatura CDD pelos moradores, é um bairro da Zona Oeste do Rio. Originariamente, deveria ser um conjunto habitacional. Fazia parte de um planejamento do governo do Estado da Guanabara que, na década de 1960, buscava um modelo para o Programa Habitacional.