Qual é a linguagem do humanismo?

Perguntado por: lpires4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

A linguagem do humanismo é racional, histórica, política e teatral. Está baseada, sobretudo, na valorização do ser humano e no universo psicológico das personagens. Lembre-se que o humanismo representa um momento de transição entre o trovadorismo e o classicismo.

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

O que é Humanismo:
Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.

Características do Humanismo

  1. Valoriza o racionalismo. ...
  2. Fundamenta a ética e moral em valores humanos. ...
  3. Confere total responsabilidade aos humanos. ...
  4. Valoriza o contraste de ideias e crenças. ...
  5. Visa a realização pessoal. ...
  6. Ausência de dogmas. ...
  7. Desenvolvimento de novas técnicas e interesses artísticos.

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Principais autores do humanismo
Dante Alighieri (1265-1321) — Itália. Francesco Petrarca (1304-1374) — Itália. Giovanni Boccaccio (1313-1375) — Itália. François Rabelais (1494-1553) — França.

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

Ele se caracteriza pelo estudo de textos gregos e latinos, transformados em modelos e fontes de inspiração. O Humanismo português (desenvolvido ao longo do século 15 e em parte do 16) produziu manifestação literária de vários gêneros: prosa, poesia e teatro.

O contexto histórico do surgimento do humanismo é cercado de mudanças sociais, econômicas e políticas. O feudalismo estava em decadência, ao passo que cedia espaço para o desenvolvimento do capitalismo. Diante disso, havia uma nova classe social muito influente, os burgueses.

Desejos, valores morais, características profundas e esfera psicológica eram temas presentes nas obras humanistas. Proveniente da filosofia italiana, o humanismo retratava a sociedade por meio do antropocentrismo, pois o homem era o centro do mundo.

Os humanistas acreditavam na capacidade intelectual ilimitada do homem e estimulava a divulgação de conhecimento, o que desafiava a política e a religião.